quinta-feira, 6 de março de 2014

A fé no nosso relacionamento com Deus


                                    




Mt 14.22-33

E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário;
Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar.
E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas.
E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?
E, quando subiram para o barco, acalmou o vento.
Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.
Fé e confiança são dois termos que refletem a atitude daquele que se relaciona com Deus.
 É impossível a qualquer pessoa manter um relacionamento com Deus sem a fé. Durante a nossa caminhada com Deus teremos altos e baixos. Haverá dias que tudo estará saindo da maneira que a gente não gostaria e é nestes dias que não poderemos desistir de caminhar com ele, porque a sua presença não evita as tempestades, mas a qualquer momento ele pode intervir em nossa trajetória e alterar o quadro de uma forma que nunca imaginamos, contudo para que isto aconteça precisamos colocar a nossa fé nele, independente das circunstâncias que nos envolvem abruptamente.
Fé em termos bíblicos é uma confiança inabalável no caráter imutável de Deus.


O escritor da carta aos Hebreus define fé como sendo o firme fundamento das coisas que se esperam e aprova das coisas que não se vêem. ( Hb 11.1 ). isto significa que ainda que eu não enxergue a Deus com meus olhos físicos, no meu coração, que é a sede do intelecto, da emoção e da vontade, eu não duvido de sua existência. Creio em Deus como creio no vento, o qual também não posso ver, mas sinto o seu soprar em mim e vejo as suas obras. 


No nosso relacionamento com Deus, neste corpo físico não o veremos, todavia é só olhar ao nosso redor e veremos com toda clarevidência as suas obras, na natureza bela e maravilhosa que nos encanta, no mistério da vida que é a gestação de um bebê ou nas vitórias que conquistamos que nos pareciam impossíveis e que pelo seu apoio, sabedoria e graça chegam até nós.


Gosto muito da seguinte definição de fé: "uma confiança inabalável no caráter imutável de Deus." Sabe porque?


O caráter do ser humano é mutável o de Deus é imutável. Deus não muda o seu caráter, a sua essência moral e ética, ao contrário dos homens que sofrem mudanças neste sentido, Deus não. Deus é santo, Deus é justo, Deus é bom e acima de tudo Deus é amor.  ( 1Jo 4.8b). Toda a bíblia sagrada é uma carta magna que revela esse amor, amor espontâneo, amor abundante, amor intencional , amor que revela uma decisão unilateral dele em nos querer bem. 


O grande escrito C.S. Lewis foi muito feliz quando afirmou: "Não há nada que eu faça para que Deus me ame mais e não há nada que eu faça para que Deus me ame menos." Seu amor sempre foi e sempre será um traço espetácular e imutável de sua Pessoa e de Sua Obra.


O grande apóstolo Paulo, disse aos romanos: "Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós quando nós ainda éramos pecadores" ( Rm 5.8). Isto quer dizer que ele nos quis bem não a partir do dia que nos envolvemos  em um relacionamento pessoal com ele, mas antes de se aproximarmos dele, ele já nos queria bem e trabalhava em nosso favor, nos provendo as condições para que vivêssemos aqui na terra, provendo o mantimento, nos guardando, cuidando de nós e esperando o dia que eu e você reconhecesse isto e o buscasse com toda fé, com todo o entendimento e com todas as nossas forças. Ele é chamado na bíblia de Criador e Sustentador da Vida, pois nele nos movemos e existimos.


Fé é saber que na hora mais difícil das nossas vidas não estaremos sós mas Jesus Cristo virá ao nosso encontro.


Quando olho para o texto bíblico de Mt 14, noto que nem sempre Deus nos socorre no início de nossas adversidades, até porque lutar com nossas próprias forças aguçam os talentos e a capacidade que ele mesmo nos deu. Dentro daquele barco havia homens experientes no trato com o mar, pescadores de profissão como Pedro, seu irmão André, Tiago e seu irmão João, contudo nem com toda a habilidade em navegar por águas bravias eles puderam sozinhos vencer aquela tempestade. 


Digo sem medo de errar que aquilo que o homem pode fazer Deus não colocará  a mão, portanto como disse o grande evangelista Moody; " Ore como se tudo dependesse de Deus mas trabalhe como se tudo dependesse de você." 


Fé é saber que: se duvidarmos, colheremos as consequências de nossas dúvidas e incertezas mas Deus não nos abandonará.


Quando Pedro ouve a voz de Jesus e a reconhece como sendo a de seu mestre, conselheiro e amigo, pede para ir ter com ele sobre as águas, pede para andar como Jesus estava andando sobre o mar, o mestre lhe diz para Pedro vir em seu encontro.


Pedro tira o pé do barco e põe nas águas do Mar da Galileia, em meio a tempestade ele toma coragem e consegue andar sobre as águas, mas infelizmente as escrituras dizem que sentindo o vento forte Pedro teve medo e devido a este sentimento negativo começou a afundar. Apavorado Pedro pede socorro. Esta deve ser a nossa atitude sempre, não sejamos auto-suficientes, aprendamos a pedir ajuda quando estivermos em dificuldades. Peça auxílio da sua família, dos amigos, da igreja, do seu pastor, mas não se esqueça de pedir ajuda à Deus principalmente.


Jesus então estende a mão para o apóstolo e lhe diz: "Homem de pequena fé porque duvidaste?"


Nosso grande problema não é a falta de fé, mas é tirar os olhos de Jesus, Autor e Consumador de nossa fé, é focarmos as lutas, adversidades e circunstâncias negativas, que vão gerar medo e incerteza em nosso coração e o pior será se deixarmos que estas dúvidas e medos nos levem a afundar nas águas da vida. Fé não é deixar de ter medo mas é aprender a controla-lo.


Nelson Mandela certa vez disse: " Coragem não é ausência de medo mas é se controlar e agir apesar do medo."


Não sei o que você esta enfrentando no momento, mas eu te digo: - Ande sobre a maré! Enfrente a tempestade! Não se atemorize! Enfrente seus traumas e receios!
Veja a seguir algumas das minhas frases favoritas sobre o medo:


"O medo derrota mais pessoas que qualquer outra coisa no mundo."
                                                                                   (Ralph Waldo Emerson)





"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar."
                                                                                                                       (William Shakespeare)


"Não tenho medo do amanhã porque já vi o passado e amo o dia de hoje."
                                                                                                                   (Willian Allen White)



"Só erra quem produz. Mas, só produz quem não tem medo de errar."
                                                                                                         (Autor desconhecido)

"As massas humanas mais perigosas são aquelas em cujas veias foi injetado o veneno do medo.
 Do medo da mudança."
                                                                                                      (Octavio Paz)

"Tenho mais medo da mediocridade que da morte." 
                                                                                                  (Bob Fosse)

"O medo é a maior das doenças, porque paralisa o corpo e a mente."
                                                                                              (Autor desconhecido)

"O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras - acho que estou entre elas - aprendem a conviver com ele e o encaram não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de auto preservação." 
                                                                                                                        (Ayrton Senna)                     

"Você ganha forças, coragem e confiança a cada experiência em que você enfrenta o medo. você tem que fazer exatamente aquilo que acha que não consegue."
                                                                                                                       (Eleanor Roosevelt)

Que nesta aventura gloriosa chamada vida, nós não esqueçamos que há um Deus que cuida de nós.
Deposite toda a sua fé e confiança nele e creia que bem aventurados são os que não viram e creram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário