quinta-feira, 6 de março de 2014

Lidando sabiamente com o tempo: relacionamento com a vida



                        
Na minha adolescência, assisti uma trilogia, que fez um grande sucesso no cinema, chama-se "De volta para o futuro".
A dinâmica do filme era a seguinte, um cientista "maluco" chamado Dr. Brown, constrói um carro que é uma máquina do tempo, ele viaja para o futuro e descobre que coisas desagradáveis acontecerão com pessoas que ele ama, assim o cientista retorna ao passado e viaja então no tempo com seu amigo Marty que é a pessoa que terá sua vida prejudicada e que resolve entrar nesta aventura para alterar os rumos de sua trajetória, o que consegue em meio a muita adrenalina e conflitos. A abordagem é um sonho de todo ser humano, viajar no tempo para conhecer o futuro e o passado, tomando atitudes que vão alterar para o bem, toda a sua vida e a de pessoas que nós amamos.

Este é o sonho de consumo não só dos cientistas mas de toda a humanidade, só que infelizmente as coisas não são assim. Estive meditando e cheguei a algumas conclusões acerca de como lidar com o tempo de forma mais produtiva e eficaz, para isso entendi que:

O tempo é um presente de Deus

Todo dia recebemos computados em nossa conta existencial vinte e quatro horas ou 1.440 minutos, ou 86.400 segundos, como você preferir, este tempo é um presente divino dado a todo ser humano que vive este dia específico, não fizemos nada para ter este privilégio, Deus em sua graça nos presenteou com o dia chamado hoje.

O tempo é progressivo

Por mais que os cientistas sonhem com viagens e portais no tempo ou do tempo, sabemos que isto é ficção, o tempo é progressivo, os segundos correm para frente, os minutos também, as horas progridem, os dias se passam, as semanas se vão, os meses se alternam sempre para a frente, os anos se avizinham progressivamente, décadas, séculos e milênios, todos obedecem um só tipo de cronograma o da progressividade, a vida não retroage ela só caminha para frente.

O tempo é limitado para nós

Alguém disse que a gente quando nasce já começa morrer, falam também, que na vida nós só temos duas certezas, a primeira é que vamos pagar muitos impostos e a segunda é que um dia teremos que enfrentar a morte. Os sábios e os ignorantes, os pobres e os ricos, os empregados e os empregadores, os mestres e os discípulos, governantes e governados, reis e súditos, religiosos e ateus, todos um dia irão ter que enfrenta-la. Sabendo disto que tipo de vida vamos viver? Que tipo de pessoas vamos ser? A morte é o fenômeno mais solidário que existe na face da terra e se faz ou se fará presente na vida de todos nós, os pobres mortais.

O tempo pode ser usado para o bem ou para o mal

Existem pessoas que gastam suas vidas construindo projetos com o intuito de beneficiar a humanidade, cientistas por exemplo, gastam milhares de horas de suas vidas fazendo pesquisas, isolados em laboratórios e escritórios, longe de tudo e de todos,  buscando fazer o bem para gente que nem conhecem, em objetivos que muitas vezes eles nem irão usufruir, porém o desejo de fazer o bem para as pessoas é uma motivação constante e contínua em sua mente e coração.
Na outra ponta da corda estão os marginais, os bandidos, os corruptos e corruptores, as vezes até dentro de um terno de microfibra e de um colarinho branco, pensando e agindo o tempo todo na construção do mal e da destruição da vida alheia em benefício próprio. O tempo pode ser usado para o bem ou para o mal, de que forma estamos empregando o nosso?
Como vou lidar com o tempo é decisão minha, é decisão sua ou seja a escolha é pessoal.
A palavra decidir no latim é "decidere" que significa eliminar todas as outras alternativas. Quando decidimos fazer o bem o mal deixa de ser uma opção, agora se escolhermos o mal excluímos a alternativa do bem, não dá para andar nos dois caminhos ao mesmo tempo.

O tempo e os pensamentos

Ouvi do professor Amorim, que 75% do tempo pensamos no passado, nós alimentamos e remoemos fatos que ocorreram conosco ou que deixaram de acontecer, nos martirizamos por oportunidades perdidas e chances desperdiçadas, somos os carrascos de nós mesmos.
Ele ainda disse que 25% do tempo pensamos em um futuro que ainda não chegou, nos preocupando e se afligindo com situações ilusórias e fantasiosas que nossa mente fértil cria e imagina.
Enfim ele conclui dizendo que a estatística que fez este apontamento, revelou que empregamos apenas 5% de nossos pensamentos no presente, em idéias e projetos que executados hoje poderão fazer diferença para nós e para quem amamos. Percebo assim que se investirmos tempo para nos preparar para o futuro,  no presente, estudando, trabalhando, usando a criatividade, elaborando cenários e criando metas e alvos reais e alcançáveis em vez de divagar entre passado e futuro teremos mais condições prováveis de ter um futuro melhor.
Geralmente, primeiro pensamos, depois sentimos, então falamos para depois agirmos e assim colher os resultados.

Conclusões

Poderia ficar aqui divagando e filosofando acerca do tempo, por muito tempo, mas o objetivo não é este, vamos refletir e repensar nosso relacionamento com o tempo, em que e para que tem sido dedicado a maior parte de nossa existência, vamos procurar não matar o tempo pois  ao faze-lo é a nossa vida que estamos jogando fora.
A vida acontece agora, acontece hoje, não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de quem você ama, abrace quem você quer bem, beije o amor de sua vida, brinque com seus filhos, converse com seus amigos e não se esqueça, cuide de seu relacionamento com Deus, ore mais, medite em sua palavra, a bíblia sagrada, tenha um encontro de fé pessoal com Jesus Cristo. Repense a maneira que você tem usado as oportunidades que recebe de Deus, das pessoas e da vida.
A vida acontece agora, a vida acontece hoje. Tem coisas que ninguém pode fazer por nós.

Pensamentos sobre o tempo
(Site: Ilhado.com)


Não podemos aguardar que os tempos se modifiquem e nós nos modifiquemos junto, por uma revolução que chegue e nos leve em sua marcha. Nós mesmos somos o futuro. Nos somos a revolução. (Beatrice Bruteau)


Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem.  (Marcel Proust)

Há ladrões que não se castigam, mas que nos roubam o mais precioso: o tempo. (Napoleão Bonaparte)

O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel. (Platão)

Porque o tempo é tão implacável, roubando-nos as oportunidades se não formos suficientemente rápidos para agarrá-las imediatamente? (Liv Ulmann)

O tempo é a substância de que sou feito. (Jorge Luís Borges)

Existe um tempo certo para cada coisa, momento oportuno para cada propósito debaixo do Sol: Tempo de nascer, tempo de morrer; tempo de plantar, tempo de colher.

(Eclesiastes 3:1-2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário