quinta-feira, 6 de março de 2014

Missão integral: como deve ser o nosso relacionamento como igreja com a humanidade

                                                    



Missão Integral, este é o tema que a CPAD, através de sua lição para jovens e adultos deste trimestre, traz para a nossa meditação e edificação espiritual durante as próximas semanas.

O tema é relevante e atual, pois vai tratar dos nossos relacionamentos, como Igreja de Jesus Cristo aqui na terra numa cosmovisão mais ampla do que aquela que estamos acostumados a lidar.

 Não serão valorizados apenas os aspectos espirituais de nossa missão, mas as lições darão ênfase também a outros temas, que fazem parte de nossa mordomia cristã.

A Missão Integral, coloca o cristão como agente transformador da sociedade, levando este não só pregar o evangelho de Jesus mas a ver suas obrigações de forma holística ou geral, sendo assim enquanto se anuncia o Reino de Deus pela pregação, a igreja encara como parte de suas obrigações, tratar com o ser humano na sua totalidade, espírito, alma e corpo, tendo em vista os seus anseios mais íntimos, desejos e necessidades espirituais, psicológicas e fisiológicas.

É primordial que a igreja entenda que a cristandade primitiva, cuja história esta relatada no livro de Atos dos Apóstolos, estava comprometida com a Missão Integral, assim pregava a Jesus Cristo e a sua ressurreição, anunciava seu reino presente no coração dos que criam nas boas novas salvíficas, encorajavam os novos convertidos a aguardarem sua volta para buscar seu povo porém não se esqueciam de cuidar do orfão, da viúva e de socorrer os necessitados.

Procuravam também demonstrar o senhorio de Cristo em seu viver através do caráter transformado pela influência do Espírito Santo, que veio sobre eles no dia de pentecostes, gerando frutos dignos de arrependimento, praticando o perdão, sendo humildes, bondosos, mansos e misericordiosos.

A Missão Integral vem "jogar um balde de água fria" na Teologia da Prosperidade, tão alardeada em muitos púlpitos evangélicos da atualidade, pois tal teologia enfatiza que o homem deve ser rico, próspero e sempre saudável  pois sua mensagem é sempre egoísta e egocêntrica, já a Missão Integral visa nos conscientizar de nossas obrigações em sermos solidários para com a dor alheia, dando pão para quem tem fome e água para quem tem sede, teto para os desabrigados e roupa para quem tem frio, nos tornando mais centrados nos problemas do próximo e menos nas nossas ambições pessoais.

Querer prosperar nunca foi um erro, a própria bíblia sagrada é cheia de conselhos e princípios que nos orientam a ter uma vida material mais equilibrada, contudo o evangelho de Cristo não revela nenhuma fórmula mágica para enriquecermos da noite para o dia, nem como termos uma vida livre das aflições que acompanham toda a humanidade, seu foco é outro, nos tornar pessoas mais parecidas com Cristo, na sua forma de pensar, sentir, ser, agir e reagir diante das inúmeras situações que a vida trouxe a ele e trás para cada um de nós de forma tão inesperada.

O Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito e para que isso ocorra se faz necessário que a Igreja encare seu papel com toda seriedade, levando esta justiça através de atitudes que resultarão na transformação concreta da sociedade, aonde o Reino de Deus chega as injustiças passam a ser coibidas. A alegria substitui a tristeza e as desavenças são harmonizadas pela paz.

O Reino de Deus um dia se estabelecerá em toda a terra, tudo o que Ele prometeu se materializará, as lágrimas, a dor e o sofrimento serão parte do passado, mas enquanto isso não acontece cabe a nós seus filhos exercer nossa liberdade sempre visando o bem comum, atuando como pessoas adultas e responsáveis, em todos os sentidos, nas ações sociais de socorro aos necessitados e menos favorecidos, nas relações interpessoais, no cuidado ecológico com a natureza, sem esquecer da nossa relação com o Criador, o nosso Eterno Deus e seu Filho Jesus Cristo que veio nos revelar todo o amor que o Pai tem por cada um de nós seres humanos que habitam este planeta chamado Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário