quinta-feira, 6 de março de 2014

Reaquecendo os relacionamentos


                          




Como vai seu relacionamento conjugal? Continua alegre, leve e 
comunicativo ou se tornou tedioso, cansativo e monótono? Como vai
 sua comunicação com seus filhos? Aberta, informal, fluente e 
descontraída ou se tornou tensa, 
cheia de gritos e palavrões? Como vai seu relacionamento com os amigos? 
Tem encontrado espaço para desabafar, falar de seus sonhos e
 desejos, medos e decepções, frustrações e desencontros ou já não 
tem mais coragem de desabafar com eles porque a confiança acabou? 
Como vai teu convívio com a sua comunidade de fé?
Está empolgante, harmonioso e cheio de desafios ou ir a igreja se tornou 
um fardo quase impossível de carregar?
 Quando você entra no templo qual a sensação que te invade? Alegria? 
Gratidão? Paz? Ou  tristeza, desânimo e a desilusão tem sido sua 
companheira nos domingos que frequenta a igreja?

Na vida todos os nossos relacionamentos passam por autos e baixos. Toda relação tem períodos fantásticos e épocas sofríveis. Toda associação, parceria, alianças e pactos, pois é isso que os relacionamentos são, passam por dias tempestuosos e mares bravios.
Se você tem dificuldades em seu relacionamento com cônjuge, filhos, amigos, igreja, emprego e chefes, vizinhos e parentes, entre outros, bem-vindo ao clube, você não esta só neste barco, tem mais de seis bilhões de seres humanos contigo.

Com o passar do tempo todo relacionamento, conjugal, fraternal, profissional, eclesiástico, social, seja lá qual for, enfrentará crises e decepções, frustrações e desalentos, esfriamentos e indiferenças. Chamamos isto de "desgastes". É semelhante a uma máquina que trabalha horas a fio e de repente começa a dar sinais de que existe algum problema, é hora de fazer a manutenção. É preciso trocar alguma peça, lubrificar outras, trocar o óleo, fazer reparos técnicos. Geralmente nesta hora algum profissional competente é chamado e faz duas coisas.

Primeiro é feito o diagnóstico, onde aponta possíveis problemas, avarias e causas do mal funcionamento.

Em segundo lugar ele mostra o prognóstico, apontando soluções cabíveis para trazer saúde técnica para a máquina em questão.

Nossos relacionamentos precisam ser observados frequentemente. É comum o tempo desgastar até mesmo os relacionamentos mais saudáveis que existem.
semelhante a uma máquina, nossos relacionamentos começam a enviar sinais de problemas que existem ou que se avizinham. Nossa tendência é ignorá-los. Agimos como se nada estivesse acontecendo e depois nos deparamos com um divórcio, demissão, fim de uma amizade, afastamento da nossa comunidade de fé que é a nossa igreja, enfim não atentamos para os sinais que nos chegam diariamente.

O navio transatlântico Titanic da British White Star Line, foi o maior objeto móvel já construído pelo homem até então. Media cerca de 273 metros (ou seja, quase quatro campos de futebol) por 40 metros de largura e uma altura aproximada de um prédio de 150 andares. Saiu do Porto de Southampton, na Inglaterra, no dia 10 de Abril de 1912 com destino a Nova Iorque, transportando aproximadamente 2.223 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes. Às 23h40 do dia 14, colide com um iceberg e afunda duas horas e meia depois. Foi o desastre marítimo mais famoso do Século XX e é até hoje. Jack Philips e Harold Bride eram as pessoas responsáveis de repassar ao comandante do navio mensagens de novidades no mar como de icebergs que poderiam afundar o navio, contudo ignoraram avisos que chegaram e acharam que não era tão importantes, quando o alerta soou já era tarde demais não dava mais para desviar a grande nau e assim 1.523 pessoas morreram na tragédia. 

Noto que quando um relacionamento está desgastado, não conseguimos mais ver as qualidades do outro, os motivos que uniram as duas partes são esquecidos, o foco já não é mais nas qualidades que unem mas nos defeitos que separam, os diálogos que são usados para construir desaparecem e quando surgem só servem para colocar mais sal nas feridas. Neste ponto algo tem que ser feito ou então a separação, o fim do relacionamento, o término da aliança, a quebra do vínculo é iminente.

Tudo o que está ruim pode melhorar. Mas tudo o que está bom pode piorar.

É preciso repensar os nossos relacionamentos. Nada sobrevive sem cuidados. Nossos relacionamentos nunca serão saudáveis se descuidarmos e "deixarmos a vida levá-los".
Ter bons relacionamentos na vida não é obra do acaso mas também não é tarefa impossível. Pois com diligência, esmero e empenho podemos e ter mais qualidade de vida relacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário