quinta-feira, 6 de março de 2014

Triunfando sobre a amargura nos relacionamentos




                                    

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. 
                                                                                                                       (Hb 12. 15)

Poucas emoções destroem tanto os relacionamentos interpessoais, como a amargura.

Quando estamos amargurados as palavras que jorram de nossa boca são ácidas, ferem como espada, queimam como fogo e afastam as pessoas de nós e nós das pessoas, afinal quem quer ficar perto de alguém que só destila fel? Quem quer dialogar com alguém que se acha a pior pessoa do universo ou imagina que todos estão contra ela? Quem quer estar próximo de uma pessoa que só coloca para baixo os que se aproximam?

Quando nasce em nossos corações a raiz de amargura, ela contamina cada área de nosso ser.

Nem uma região de nossa alma e coração escapa. Um dia ou outro todos se amarguram por causa das coisas ruins da vida, mas a advertência bíblica é contra algo mais profundo, algo que chega a ter raiz, está muito bem arraigada no solo do coração.

Geralmente a raiz de amargura é fruto ou consequência de 
sentimentos mau resolvidos.

Sentimentos como o de frustração, quando as coisas não acontecem da forma que a gente gostaria que acontecesse; é também fruto de não liberar perdão para alguém; é ainda fruto de nos acharmos inferiores a outras pessoas ou incapacitados de reverter quadros desagradáveis em nossas vidas ou vencer desafios que para nós parecem impossíveis.

Mas existe um antídoto contra este mal. A bíblia chama de "graça de Deus". 

Quando o ser humano esquece que é favorecido por Deus em inúmeras ocasiões, ele começa ficar assim,amargurado, mas ao perceber os privilégios que tem, algo bom se instala dentro de seu ser, a gratidão como fruto da graça recebida.Todos na vida enfrentam dificuldades, desgostos, rejeições e até o ódio gratuito de alguém, mas a vida não é só feita de coisas ruins e o mal do amargurado é que seus olhos foram contaminados pelo vírus do pessimismo e agora com este vírus incubado em seu ser, sua visão fica míope, fica torta, já não enxerga o bem que as pessoas lhe fazem, as alegrias que a vida proporciona a quem tem um olhar mais direcionado as situações boas e agradáveis e a tudo de benéfico que a vida trás. A graça de Deus é um remédio eficiente e eficaz contra a amargura, ver a vida com os olhos da graça é ver as dádivas que Deus nos concede todos os dias, tais como o sol que nos ilumina e dá vida, a chuva que cai sobre os bons e os maus, os amigos que nos querem bem sem  segundas intenções, a salvação revelada em Jesus Cristo, a presença do Espírito Consolador, o pôr do sol que é uma das paisagens mais lindas que existe no universo, o sorriso de uma criança, o abraço de um irmão, o dia de vida chamado hoje, enfim temos muito o que reclamar e nos amargurar se quisermos mas todavia temos muito, muito mais a agradecer e salmodiar a Deus pelos seus benefícios, impedindo que a raiz de amargura se instale em nosso ser, em nossa alma e por fim contamine quem está mais próximo de nós e que nós tanto amamos. mude o foco, da desilusão para a esperança, mude o foco da incredulidade para a fé, mude o foco do pessimismo para o otimismo, nesta vida nós não estamos sós há um Deus, há um Pai cuidando de nós, nos observando bem de pertinho,  passe a mão no rosto e enxugue seu pranto, levante sua cabeça, saia deste isolamento social e apareça para a vida, você tem algo a contribuir com a humanidade que é só teu, deixe escorrer de seu interior esta água que outros ainda não beberam dela, seu resssentimento pode até ser razoável, porém sua alegria será muito mais e trará mais benefícios para você e para quem se relacionar contigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário