quarta-feira, 21 de maio de 2014

O relato do nascimento de Jesus - Deus fala – Mt 2.2, 5,6, 12, 13, 19, 22 e 23

                                           

O texto de Mateus capítulo dois é um dos mais lindos e mais trágicos da bíblia. Lindo porque narra a busca dos sábios do Oriente à Jesus, o Messias de Israel e Salvador de toda a humanidade.

Mostra homens que provavelmente não faziam parte da linhagem judia, pois eram de outra parte da Terra, mas que tiveram conhecimento das profecias messiânicas, nestas creram e foram guiados até Jesus.

É trágica porque narra o infanticídio deflagrado por Herodes, gerado pelo medo de perder seu trono, seu poder, sua posição de honra entre os judeus, galgada com muito sangue e maldade.

Ao saber do nascimento do Cristo hebreu, ele finge que quer adora-lo também, mas quando percebe que os homens que o buscavam não retornaram a ele com o endereço exato do local onde o infante estava. Ele se ira e em seu ódio determina a morte de dezenas, talvez centenas de crianças, no intuito de matar também a Jesus.

O texto demonstra como o homem pode ser mal a ponto de destruir muitas famílias sem pensar na dor que lhes proporcionaria, apenas porque quer se manter no poder, na fama e nas conquistas financeiras que obteve.

Fico a pensar, quantas vezes este quadro não se repetiu em todo o mundo desde então. Quantos Herodes já se levantaram para destruir em nome de fama, dinheiro e poder.

E nós? Como esta o nosso coração? Não importa se você é um religioso, político, empresário, executivo, soldado, dona de casa, pedagogo, padre, pastor, ou seja lá quem for, cuidado, o poder entronizado na alma destrói, arrasa vidas, mutila corações.

Outra lição poderosa deste texto é a busca do Deus Eterno, sempre tentando falar com o homem. No texto de Mateus, este enfatiza que Deus falou através de uma estrela. Falou através de profetas e profecias. Falou por sonhos.

E até hoje, podemos perceber que Deus ainda usa este texto, sua palavra escrita pra falar com a gente.


Nesta hora Deus está falando com você. Deus está falando através da natureza que ele criou. Através do pedido suplicante de teus filhos para que você brinque mais com eles. Está falando através da frieza que tomou conta de seu relacionamento conjugal desde o dia que você passou a flertar com outras mulheres. Deus está falando sobre suas finanças e seu consumismo desde o dia em que as contas não fecham e o rombo no banco só aumenta. Não é o devorador, não é o demônio, é tua mente te orientando o tempo todo dizendo mais...mais...mais...e você não consegue se controlar. Deus está falando ao seu coração, quando nasce em sua alma uma inquietude e você não sabe de onde vem, ou pior “maquia” dizendo para sua mente que não sabe, mas no fundo você sabe e eu sei também. Lembra-te de onde caíste e arrepende-te, este é o falar de Deus. Muitas vezes nos enveredamos por caminhos de morte e fazemos de conta que tudo vai bem. Não! Pare! Chega! Deus fala com você hoje! Deus fala comigo. Ele fala porque te quer bem, ele fala porque te ama, ele fala porque não quer ver a sua ruína. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz as igrejas! Deus fala!

Nenhum comentário:

Postar um comentário