terça-feira, 20 de maio de 2014

Resgatando os Valores Familiares Parte 3 - O temor do Senhor na vida das famílias

                                            
                                           

A Bíblia descreve um estilo de vida cristão bem peculiar. De acordo com Efésios 4:22-32, o cristão deve "despir-se" do antigo estilo de vida que é resultado de "desejos enganosos" e "revestir-se" do novo estilo de vida, que é o de ser "criado para ser semelhante a Deus". Nessa passagem, descobrimos que no novo nascimento, somos "recriados" para sermos um tipo diferente de pessoa em Cristo, que demonstra um estilo de vida diferente; ela revela os segredos de uma vida cristã moldada por Cristo. Ela mostra como você pode ter um forterelacionamento com Cristo, que resultará num estilo de vida cristão bem peculiar

O TEMOR A DEUS. Temer a Deus não é obediência por medo do castigo de Deus; não é medo irracional, mas sentido de responsabilidade e de fidelidade a Deus. Temer a Deus é resultado da redenção que se expressa necessariamente na submissão reverente e piedosa, com coração voluntário e espírito grato; obediência que flui de um coração quebrantado, que reconhece (1) a santidade e soberania de Deus, (2) o pecado humano (3) a redenção que só Cristo dá e (4) obediência por amor na prática de vida por desejo de agradar o coração divino, os que temem a Deus são chamados de amigos de Deus, como Abraão.

1. O TEMOR DO SENHOR PRODUZ CONFIANÇA E OBEDIÊNCIA. Havia temor na igreja primitiva: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos”. (At 2. 42 e 43). O temor respeitoso continuava imperando e acompanhando os sinais e as maravilhas que continuavam aparecendo através dos apóstolos. As duas coisas corriam juntas, quanto mais maravilhas, maior era o temor.

2.VIVENDO NO TEMOR DO SENHOR. A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor. Atos 9.31Lucas enfatiza a fórmula “temer a Deus”tanto no seu evangelho (Lc. 1.50 e 23.40) como em Atos. São os tementes a Deus (os gentios que abraçaram a fé judaica) que formam a base inicial da obra missionária aos gentios no cap. 10 de Atos. O temor do Senhor produz confiança e obediência, bem como o afastar-se do mal (Jó 28.28.

3.O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre (Sl 111.10). Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece. Nos faz lembrar que descobrimos a verdadeira relevância da vida ao nos aproximar de Deus numa atitude de humildade e de reverente temor, não com pavor e sobressalto.

4.O TEMOR DO SENHOR É ODIAR O PECADO. O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa eu aborreço diz o Senhor- Pv 8.13. O temor a Deus deve levar o crente a afastar-se do mal e abominar o pecado, o qual desagrada a Deus e destrói, tanto a nós, como aqueles a quem amamos (Pv 16.6).

5.NO TEMOR DO SENHOR HÁ RECOMPENSA. A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são a riqueza, a honra e a vida. (Pv 22.4). O homem humilde, que “teme o Senhor” será abençoado por Ele, materialmente e espiritualmente. “A recompensa pela humildade e pelo temor do Senhor é a riqueza e honra” (riqueza moral e ética – o bom nome). Aqueles que permanecerem fiéis a Deus receberão essas bênçãos. Todo o povo de Deus estará entre aqueles que “herdarão a terra” (Mt. 5.5). Jesus citou aqui que os pobres de Deus são considerados ricos nos bens e honras espirituais (Ap.2.9a).  

6.NO TEMOR DO SENHOR HÁ CONFIANÇA. No temor do Senhor, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos. (Pv 14.26). O homem que teme ao Senhor tem forte confiança. O homem que teme ao Senhor tem confiança em seu forte amparo. Estejamos confiantes que Ele nos ama e se deleita em nosso temor a ele. Os seus olhos estão fixos sobre os que o temem e e o seu coração está voltado para estes. Ele suprirá cada uma de nossas necessidades e nos protegerá e nos defenderá. Basta temermos a ele.

7.NO TEMOR DO SENHOR SE PROLONGA A VIDA. O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada – (Pv 10.27). Esse provérbio não oferece aos justos imunidade contra a hipótese de morte precoce. Nem é garantia de que os perversos sempre morrerão cedo. Aqui, estão delineados princípios gerais da vida: se levarmos uma vida justa, podemos evitar muitas ações tolas que causariam a nossa morte antes do tempo. Em contrapartida, se seguirmos os caminhos de Deus, em geral teremos vida mais feliz, saudável e mais longa.

8.NO TEMOR DO SENHOR NADA FALTA. Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem – (Sl 34.9). Note que as promessas deste salmo são condicionais, e reservadas somente a quem de fato teme ao Senhor. Deus promete nos livrar do medo, nos salvar nas crises, pôr anjos ao nosso redor, suprir as nossas necessidades, dar-nos vida abundante, ouvir nossas orações, confortar-nos com a sua presença, e livrar nossa alma – mas somente se buscarmos ao Senhor, clamarmos a Ele, guardarmos nossa língua do mal e da mentira, fizermos o bem e proclamarmos a paz, tivermos um coração contrito e formos seus servos.

9.NO TEMOR DO SENHOR A SANTIDADE É APERFEIÇOADA. Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus - II Coríntios 7.1. Paulo afirma com toda clareza que não podemos reivindicar as promessas maravilhosas e graciosas de Deus sem uma vida de separação e santidade. Este fato explica por que alguns perderam sua alegria cristã, sua proteção divina, resposta às orações e o senso da presença paternal de Deus.Uma vida de parceria com o mundo significa perder a presença e as promessas de Deus.

CONCLUSÃO

DEVEMOS ANDAR NO TEMOR DO SENHORConcluímos que o fim de tudo é: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o dever essencial para todohomem (Ec 12.13).
1.     Todo o livro de Eclesiastes deve-se interpretar segundo o contexto deste seu penúltimo versículo. Salomão começou com uma avaliação negativista da vida como vaidade, algo irrelevante, mas no fim ele conclui com um sábio conselho, a indicar onde se pode encontrar o sentido da vida. 

      No temor de Deus, no amor a Ele e na obediência aos seus mandamentos, temos o propósito e a satisfação que não existem em nada mais. O temor do Senhor é uma santa reverencia. É à base de toda a sabedoria. É odiar o mal. É o caminho da paz. É andar em segurança. 

       O temor do Senhor é adquirido por níveis, sempre podemos ter mais, e ele tem efeitos profundos em toda a nossa vida. Temer a Deus não é ter medo de Deus.
     
      Devemos ter a atitude de Deus com respeito ao pecado. Devemos ter um respeito profundo e um entendimento da sua santidade. A revelação da santidade de Deus é o maior incentivo para caminharmos com Ele. Pelo temor do Senhor compreendemos que podemos nos afastar do pecado.


·        Então como conseguiremos o temor do Senhor? 
1. Por uma decisão da nossa vontade. Precisamos querer o temor do Senhor. 
                  2. Precisamos confessar ao Senhor nossa falta de temor e clamarmos por misericórdia, reconhecendo que sem a ação de Deus não conseguiremos
                   3. Pelo aprendizado da palavra de Deus, porque ela nos ensina a refrear a língua, não mentir, apartar-se do mal, praticar o bem, procurar a paz e empenhar-se por alcançá-la. 
                  4. A verdadeira sabedoria faz parte integral da santidade. A sabedoria faz parte do temor do Senhor. 
                  Quanto mais temor do Senhor mais sabedoria. Assim saberemos responder 
às pessoas falando a verdade com amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário