quarta-feira, 4 de junho de 2014

As recomendações de Jesus para quem quiser atender a sua chamada para o Reino Mt 10

                           

Jesus iniciou seu ministério convocando doze homens para que o seguissem. Era comum os rabinos em Israel ter seguidores escolhidos a dedo por ele, estes iriam aprender a sua filosofia de vida e depois compartilhar estes ensinamentos com outras pessoas.
Era o mesmo papel que a Escola de Profetas de Elias e Eliseu exerceu em Israel na época da monarquia. Esta mesma modalidade de ensino e aprendizado foi experimentado também durante o ministério do sacerdote Eli, que recebeu Samuel e em sua casa e o hospedou depois de que Ana sua mãe o consagrou a Deus e o entregou pra Eli prepara-lo para servir a Deus.
Durante as páginas da bíblia sempre veremos pessoas sendo discipuladas por outras a fim de darem continuidade a aquilo que o seu discipulador esta fazendo.

Para Josué houve um Moisés.
Para Eliseu houve um Elias.

Para Salomão houve um Davi.
Para Paulo houve um Barnabé.

Para Timóteo e Tito houve um Paulo.
Para João Marcos houve um Pedro.

Para os doze apóstolos houve Jesus.
Os mestres, conhecidos em Israel como Rabi ou raboni, preparavam seus discípulos em ensinamentos teóricos e também práticos. Uma coisa nunca era desassociada da outra. Jesus como todo bom discipulador, sempre deu aos seus seguidores ensinamentos por parábolas, discursos, citações da Torá, mas nunca os deixou somente na teoria.

Aqui no capítulo dez ele reforça esta prática, os enviando para colocarem em ação o que haviam aprendido com ele no sermão da montanha.

Ele lhes deu algumas orientações bem pragmáticas (práticas) que podem ser aplicadas a nós que queremos discipular e ser discipulado em pleno século 21.

1° ESCOLHA entre todos aqueles que Deus lhe deu, quem serão os dicípulos que farão parte de sua equipe principal e os coloque a prova no campo prático da vida. Vs 1-6
Jesus escolheu doze homens. Depois este número subiu para setenta. Quando ele ressuscitou, Paulo afirmou que já eram quinhentos, mas nem todos foram aprovados para fazer parte da equipe principal de Jesus. Você até pode receber uma equipe já formada para trabalhar, mas ao longo da caminhada de treino, desenvolvimento e implantação de sua filosofia de trabalho, observe quem está se alinhado a visão que você tem para realizar as tarefas e quem está “desafinando”. Oriente-o, corrija-o, de a ele novas oportunidades, coloque-o no campo para trabalhar, tenha paciência, porém se nada disto for suficiente ou adiantar, por mais difícil que seja, substitua esta pessoa na equipe por outra. Não perca a guerra por causa de um soldado que não quer se adequar a visão.

Outra coisa, não se culpe por não ter tido um retorno de cem por cento por parte de seus escolhidos para trabalharem juntos, porque até Jesus teve um que “desafinou” e muito em sua equipe a ponto de trai-lo. V. 4.

2º Ao trabalhar com uma equipe, e lhes dar tarefas, seja ESPECÍFICO, seja CLARO e OBJETIVO, naquilo que você espera de cada um deles. Vs. 5-14

·       Jesus os enviou neste primeiro momento para irem ministrar somente aos judeus. V.5

·       Jesus os deu uma mensagem específica: Pregue que o Reino está próximo. Vs.6-7

·        Jesus os ordenou que ajudassem as pessoas conforme a necessidade de cada um que encontrassem pela frente. V.8

·       Jesus os orientou sobre o que deveriam levar, onde se hospedariam, como agiriam em cada cidade e casa que chegassem, como deveriam reagir se os rejeitassem. Vs 9-14

3º Ao trabalhar com uma equipe, fale para ela qual é a missão, quais são as tarefas, mas não se esqueça de alerta-los que para todo sucesso existe um PREÇO a ser pago.
SUCESSO Ó VEM ANTES DE TRABALHO NO DICIONÁRIO, PORQUE ELE ESTÁ ORGANIZADO EM ORDEM ALFABÉTICA Vs. 16-25

·       Avise os que eles lidarão não apenas com momentos bons, terão que enfrentar também:

Ø   Os lobos v. 16 – são aqueles que te buscam, para te destruirem, no caminho.

Ø  Os opositores vs. 17-20 – não concordam com o que você está fazendo.

Ø  Os amigos que se tornarão inimigos v.21 – influenciados pelo mal.

Ø  Os que os odiarão v. 22 – tem gente que nos ama sem motivo aparente, tem gente que nos odeia sem motivo aparente também.

 
4º Ao trabalhar com uma equipe ensine-os a importância da PERSEVERANÇA

·       Pessoas de sucesso, fazem todos os dias, o que as pessoas medíocres fazem de vez em quando. (Mike Murdock)
 
Deixe eu compartilhar com você, um texto do Samuel Torralbo, para ilustrar o que estou tentando te dizer:

 A IMPORTÂNCIA DA PERSEVERANÇA

PERSEVERANÇA: Característica ou particularidade de quem persevera; constância e persistência. Reprodução não interrompida de um mesmo fato ou fenômeno; frequência, habitualidade. Força moral de quem não se deixa abater; persistência, força de ânimo. Ação ou efeito de persistir. Qualidade do que dura; que persiste.

 
Parece que na vida existe uma ordem natural das coisas, onde tudo se resume em começo, meio e fim. Perceba que o sol nasce, atinge seu ápice e depois se põe no horizonte, o mesmo acontece com a vida humana, nascemos, crescemos e morremos.

 O começo das coisas normalmente tem sua própria característica, onde o novo acostuma dar o tom dos significados, motivações, expectativas e projeções. Começar é sempre bom, significa respirar novos ares, imaginar novos horizontes, exercitar a alma no imponderável, e aquecer o coração no calor das novas realizações.

Com relação ao final das coisas ou da vida, normalmente o que resta é uma reflexão do que realmente valeu apena ou não, restando aquilo que de fato se construiu ou desconstruiu no percurso existencial.

De modo que, a crise quase nunca se instala no começo, porque como dito anteriormente a dinâmica da novidade expulsa qualquer desmotivação ou fragilidade, a crise também quase nunca ocorre no fim porque no fim as coisas serão o que terão se tornado, porém a crise normalmente se instala no meio (entre o começo e o fim – no meio de um relacionamento, na meia idade, no meio da caminhada, no meio de um projeto, etc.).

Sendo assim, o começar é para muitos, enquanto que perseverar é para pouco. Por isso que, as escrituras sagradas sempre relembra o discípulo de Cristo Jesus sobre a necessidade da perseverança – “Necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.” (Hebreus 10.36)

É característico no meio de qualquer projeto, circunstância ou existência a tendência de olhar para o começo e ponderar sobre o regresso diante de uma adversidade, ao mesmo tempo em que se arremete o olhar para frente com a reflexão do quanto vale apena perseverar e avançar.

Quando chegamos ao meio - tempo, as dúvidas pode surgirem, como um algoz cruel e inflexível, o desanimo poderá surrupiar a motivação do inicio, as decepções poderão apagar as luzes da esperança, e as dificuldades poderão minar a alegria do coração, nesta hora não adiantará a superficialidade religiosa, ou as regrinhas de auto ajuda aprendidas em algum lugar de massagem ao ego.

No meio do caminhar quando as dificuldades aparecerem, apenas continuará avançando aqueles que possuírem a  que transporta montanhas, que é inabalável no seu fundamento, e que não se baseia naquilo que se vê, mas antes na esperança do se aguarda.

Deste modo, permanece a máxima que aponta para aqueles que não pautarão sua caminhada em emoções, superficialidades ou sentimentos humanos, mas antes vencerão as crises e dificuldades existentes no meio da trajetória existencial, através do único fundamento capaz de levá-lo ao porto seguro – a Fé – “Mas o meu justo viverá da fé” (Hebreus 10.38)

5º Ao trabalhar com uma equipe ensine-os o valor da FLEXIBILIDADE V. 23

·       Jesus os incumbiu de uma missão, mas os queria vivos, para terminarem ela.

·       Aprender a flexibilidade nos liberta dos antigos conceitos que impedem a gente de crescer.

·       Ser flexível nos dá outras oportunidades na vida, abre novas portas.

·       A flexibilidade nos ensina a ler coisas novas ver coisas novas, conhecer lugares novos e se relacionar com pessoas novas, que abrem para nós novos horizontes.

UM CONCEITO QUE APRENDI: Daqui cinco anos você será muito parecido com quem é hoje, a não ser pelas pessoas que conheceu e pelos livros que você leu – estes dois fatores nos ajudarão a mudar muito ao longo da vida!

6º Ao trabalhar com uma equipe ensine-os a dominarem o MEDO. vs. 26-31

·       Jesus por três vezes repetiu a expressam: Não tenham medo deles (dos opositores, das dificuldades, das perseguições). Porque?

·       Jesus sabia que o medo é o maior inibidor da capacidade humana

·       O medo foi colocado no homem para que este não se autodestrua

Ilustração: a maioria dos motoristas que morrem vítimas de acidentes no trânsito brasileiro são aqueles que perdem o medo:

Ø  Perdem o medo de dirigirem bêbados, drogados, em alta velocidade, sem habilitação, na contra mão, não tem medo de ser preso pela policia, de matar alguém, etc...

Ø  No Brasil mais de 40 mil mortos no trânsito por ano – maior motivo perda do medo – o medo bem dosado é uma benção

·       Jesus sabia que o medo exagerado afugenta a criatividade, a coragem de correr riscos necessários, a capacidade de ousar e agir diante de novas situações e perigos iminentes.

·       Jesus afirmou três vezes, não temam!!!!

·       Você sempre terá medo diante de algo novo – somente o enfrentamento te possibilitará vencer o medo

·       Não deixe que o medo roube a beleza e as melhores oportunidades de sua vida.

CONCLUSÃO

7º Ao trabalhar com uma equipe, ensine-os a carregarem a CRUZ. V. 38

·       Cruz querido é tudo aquilo que sofremos por amor ao evangelho.

·       Cruz fala de renuncia.

·       Jesus ensinou esses doze homens o valor de sofrer por amor ao Reino de Deus, por amor as vidas que seriam curadas, perdoadas, salvas e libertas, através do sacrifício que os discípulos fariam por amor.

·       Quando trabalhamos em equipe o motivador maior deve ser sempre o amor por aquilo que se faz.

·       Sem amor o que fazemos se torna pobre e medíocre.

·       Com amor suportamos a cruz e conseguimos sempre fazer o melhor pelo Reino de Deus: amando a Deus sobre tudo e ao próximo com amamos a nós mesmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário