quinta-feira, 5 de junho de 2014

Como as pessoas reagem a proclamação do Reino de Deus - Mt 11

                                            


O capítulo onze de Mateus, se inicia com a afirmação que Jesus após dar algumas instruções aos seus apóstolos, ele próprio sai para compartilhar as boas novas do Reino por diversas cidades da Galiléia. Isto nos leva a crer, com base no capítulo dez, que Jesus dividiu seus seguidores em equipes menores para que pudessem cobrir o maior número de lugares e pessoas, no tempo mais curto possível.

Ele deu muitas instruções específicas e depois partiu indo para uma direção e seus discípulos em outras direções.

No texto do capítulo onze notamos como as pessoas reagem diante das boas novas do evangelho do Reino de Deus. É importante notarmos isto para criarmos um paralelo com os nossos dias e assim não nos decepcionarmos quando formos levar o Reino de Deus para as pessoas.

Aqui nas palavras de Jesus, veremos um padrão de comportamento que se repetiu ao longo de toda a história da igreja, durante estes mais de dois mil anos de história. Os apóstolos lidaram com esta tensão, os patriarcas da igreja lidaram com este desafio e nós também lidaremos com ele, todavia seguindo o exemplo de nossos precussores, não devemos desistir da tarefa, isto porque muitos receberão o Reino de Deus de braços abertos e serão corações onde o fruto da semente do Reino de Deus, dará muitos frutos, como na parábola do semeador. (Mc 4)    

Observe as reações daqueles que são expostos as verdades transformadoras do Reino de Deus:

1º Os duvidosos. São os que enfrentam sérias indagações internas acerca do Reino de Deus e de quem é Jesus, na hora das aflições, semelhantes ao profeta João Batista. Vs 2-3. João foi aquele que desde o ventre materno foi cheio do Espírito Santo. João foi aquele que se tornou o precussor do Messias e que foi avisado por Deus, que enquanto ele estivesse batizando o messias viria até ele para ser batizado, ele só saberia quem era o Messias por que iria ver o Espírito Santo descendo sobre este. Quando João batizou Jesus ele viu o Espírito Santo vindo sobre o Cristo na forma corpórea de uma pomba. Ele mesmo ouviu a voz de Deus que afirmava, que aquele que estava na água sendo batizado pelo profeta era seu Filho que Ele muito amava. O próprio João cheio de fé na revelação divina bradou que estava no meio do povo o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. (Jo1.39)  Agora porém no momento em que ele estava preso e prestes a ser morto pelo ódio de Herodes, a incerteza se apodera de seu coração.

O que aconteceu com João, também acontece com a gente, estamos cheio de fé no culto do domingo a noite, quando estamos com  muitas pessoas em nossa companhia. Mas quando estamos passando por grandes dificuldades, as dúvidas são comuns e no assaltam quando menos preparados estamos para lidar com elas. Isto acontece quando:

·       Somos diagnosticados de uma doença fatal ou crônica.

·       Enfrentamos a perda de uma pessoa amada.

·       Somos vítimas de injustiças, ingratidões ou traições.

·       Passamos por crises financeiras, espirituais, psicológicas ou existenciais.

O mais belo nisto tudo foi a resposta de Jesus. Ele não censurou João, não o reprendeu, nem o humilhou. Ele apenas disse falem para João o que está acontecendo aqui fora do cárcere. V.4 Jesus respondeu: "Voltem e anunciem a João o que vocês estão ouvindo e vendo. Diante de uma pessoa em crise tudo o que temos que fazer é acolhe - la em amor e apontar o que Deus está fazendo. Nosso papel como agentes do Reino de Deus é ajudar as pessoas a mudarem o olhar. a tirarem o olhar das lutas, dos problemas, das dores da alma para que elas possam visualizar o que Deus está fazendo nelas, por elas ou através delas.

2º Os interesseiros ou oportunistas, que irão ao encontro de Jesus somente por causa de seus problemas. V. 5. Jesus durante todo o período de seu ministério terreno cumpriu o propósito de deus para ele, que era anunciar o seu Reino e demonstra-lo por atitudes de amor com relação ao próximo, porém a grande multidão que o seguia não o fazia por quem ele era e sim pelos milagres que ele realizava. A preocupação desta gente era solucionar seus problemas. Hoje ainda tem os seguem Jesus apenas por aquilo que ele pode fazer. É apenas assim que o Reino os afeta. Eles não querem compromisso, responsabilidade, mudança de caráter, transformação em discípulos, eles querem solucionar problemas.

·       Jesus foi seguido pela multidão

·       Jesus foi seguido pelos discípulos – começou com os 12, depois 70 e ainda os 500...

·       Jesus foi seguido pelos apóstolos – os 12 dos quais um o traiu.

·       Jesus foi seguido por 3 – Pedro, Tiago e João – círculo íntimo de amigos

Deixa eu te fazer uma pergunta: De qual grupo destes você faz parte? Pense e responda para você mesmo.

Deus quer que cada pessoa que foi afetada pelo seu Reino, reaja se tornado parte do círculo íntimo de Jesus, pois neste círculo existe relacionamento de amigos, parceria – intimidade – responsabilidade com a causa de Cristo.

3° Os que até ouviram o evangelho, de repente até farão parte de alguma igreja, todavia estarão totalmente indiferentes a tudo o que viram e ouviram. V. 16-24 Jesus falou destas pessoas da seguinte maneira:

A que posso comparar esta geração? São como crianças que ficam sentadas nas praças e gritam umas às outras: Nós lhes tocamos flauta, mas vocês não dançaram; cantamos um lamento, mas vocês não se entristeceram’. - Pois veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: ‘Ele tem demônio.19 Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e "pecadores20 Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram. Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque se os milagres que foram realizados entre vocês tivessem sido realizados em Tiro e Sidom, há muito tempo elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vocês. E você, Cafarnaum: será elevada até o céu? Não, você descerá até ao Hades! Se os milagres que em você foram realizados tivessem sido realizados em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. Mas eu lhes afirmo que no dia do juízo haverá menor rigor para Sodoma do que para você"..

Jesus aqui falou da indiferença das pessoas com relação ao Reino de Deus. Para estas pessoas tanto faz, como diz o ditado: se a água correr pra cima ou para baixo, elas não estão nem ai. Sua reação ao Reino de Deus é mínima ou nenhuma.

CONCLUSÃO

4º Os comprometidos.  Estes reconheceram a grandeza do Reino que lhes foi proposto. Vs. 25-30:

·       Ao reconhecer este privilégio e se comprometerem com Deus e com seu Reino, Ele lhes desvendou mistérios. Vs. 25-27

 Naquela ocasião Jesus disse: Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

·       Ao reconhecer este privilégio e se comprometerem com Deus e com seu Reino, Ele lhes ajudou a carregar seu jugo e passou a ensina-los a humildade e a mansidão. VS. 28-30

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

 

Que tipo de reação você está tendo ou você quer ter diante da pregação e do ensino do Reino de Deus?

·       Você quer ser um duvidoso, sobre quem é Jesus?

·       Você quer ser um indiferente?

·       Você quer ser um interesseiro e oportunista?

·       Você quer ser um comprometido?

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário