terça-feira, 10 de junho de 2014

Que tipo de pessoa o Evangelho do Reino de Deus gera? Mateus 12

            

Historicamente sempre houve uma tensão dentro do Cristianismo. E posso afirmar que esta tensão não existe apenas dentro do Cristianismo, mas dentro de toda religião que existe ou já existiu no mundo. Eu posso até ir um pouco mais além, esta tensão existe dentro de toda organização onde existe dois ou mais seres humanos juntos, reunidos, de mãos dadas em prol de uma causa. A tensão é a seguinte:
O que devemos valorizar mais o que está acordado nos documentos escritos ou as práticas do dia a dia? Será possível conciliar os dois?
Você vai concordar comigo que nem sempre o que está escrito deve ser lido e aplicado ao pé da letra, pois se assim nós fizéssemos estaríamos muitas vezes destruindo vidas. Deixa eu te dar um exemplo para você entender:
Um aluno de uma escola chega dezesseis minutos atrasado. Seu horário de chegada era as 13h. Ele chega 13h16. Se o supervisor de alunos que está no portão for uma pessoa que valoriza mais o que está escrito no papel, ele nem vai se preocupar em tentar entender a razão que este aluno teve para chegar atrasado, ele fechará o portão no rosto do garoto e lhe dirá: Você tinha 15 minutos d tolerância, agora não dá mais volte amanhã. O aluno pode tentar argumentar dizendo que tem prova e será prejudicado. O supervisor não terá dó e lhe dirá que o portão já se fechou e que ele sente muito. Dará as costas e o aluno ficará de fora. Já se o supervisor for um cara que está mais preocupado com a educação do aluno do que com o simples cumprimento da regra educacional, ele vai dar uma olhada no relógio, depois dará uma olhada ao seu redor e em seguida, percebendo que pode ajudar o aluno, lhe dirá entre logo e vai pra classe, não comente com ninguém o que eu fiz e olhe meu rapaz, mude sua conduta, senão da próxima vez...

Queridos, todos nós na vida, nos identificamos com os dois supervisores, hora a gente age como o primeiro, hora a gente age como o segundo. Porém um desses comportamentos irá guiar a nossa vida de maneira mais frequente. Só tem um problema, quando quem chega atrasado somos nós, sempre vamos querer o tratamento não do primeiro, mas do segundo supervisor. E ao longo da vida é comum eu iniciar minha vida relacional de um jeito e terminar de outro. Muitos no começo de sua vida eram tolerantes, mansos, serenos, otimistas e ai coisas ruins começam a acontecer e você passa a se amargurar, começa a deixar de confiar em seres humanos, passa a interpretar tudo ao pé da letra, lógico se o réu não for você. Com outros indivíduos, acontece o avesso, o contrário, eles iniciam a vida cheios de razão, arrogantes, soberbos, donos da verdade, mas a vida tem surpresas. Um exemplo disto é o empresário Abílio Dinis, que é fundador do Grupo Pão de Açucar. Este homem fala em sua biografia, que eu li, o quanto ele era arrogante, soberbo, exaltado, até que ele foi sequestrado. Ele disse em sua biografia que antes do sequestro ele não ligava seta quando ia entrar em um rua com seu carro porque achava que não devia dar satisfação para ninguém da sua vida. Mas depois do sequestro, da humilhação do cativeiro e da possibilidade enorme de morte, ele mudou completamente sua forma de agir com as pessoas, até em projetos sociais ele passou a investir, mudou completamente passando a valorizar a sua vida muito mais e também a dos seus semelhantes. Assim está a manchete do Sequestro de Abílio Diniz em um site da internet chamado “A verdade sufocada”:
Na manhã do dia 11 de dezembro de 1989, o empresário Abílio Diniz, do grupo Pão de Açúcar, foi sequestrado quando se dirigia a seu escritório. Seus sequestradores eram estrangeiros militantes do MIR - Movimento de Esquerda Revolucionária - organização chilena. O sequestro fora planejado   quase um ano antes pelo MIR e pelas Forças Populares de Libertação - FPL, uma das facções da então guerrilha de El Salvador. Uma Caravan disfarçada de ambulância foi usada para interditar o carro do empresário. Com  Diniz em suas mãos , os sequestradores pediram de resgate a quantia de  30 milhões de dólares. Um cartão de uma oficina mecânica, esquecido na Caravan abandonada,  levou a polícia a prender o chileno Pedro Segundo Solar Venega. A partir dessa prisão, a polícia conseguiu identificar mais cinco sequestradores, que foram encontrados em um apartamento no Jabaquara . em São Paulo/SP. Com as informações dadas pelos detidos, a polícia encontrou o cativeiro do empresário, na Zona Sul da capital paulista . No dia 17 de dezembro , depois de 36 horas de campana em torno do cativeiro, os sequestradores que lá se encontravam,  se renderam e o empresário Abílio Diniz foi libertado. Ao todo eram 4 chilenos, 3 argentinos , 2 canadenses  e 1 brasileiro - Raimundo Rosélio da Costa Freire. Presos, eles foram condenados a penas de 26 a 28 anos. Descobriu-se entre outras coisas que no cativeiro os bandidos mantinham  um caixão funerário  para enterrar o prisioneiro caso ele morresse. No cubículo - de cerca de 3 metros quadrados -, onde Diniz era mantido prisioneiro, não tinha banheiro e nem água encanada. De móveis, somente um colchão e uma banqueta. O som e as luzes ficavam ligados 24 horas. Diniz não tinha noção se era dia ou noite. A cela era subterrânea e a ventilação era mantida por um precário duto. Tudo preparado antecipadamente pelos sequestradores.  Abílio Diniz foi libertado à véspera da primeira eleição direta para presidente da República após o regime militar, disputada por  Collor e Lula.  
Queridos as igrejas existem para promover vida e não morte. O Evangelho do Reino é para resgatar a dignidade humana e não para destruir como se vê em alguns círculos religiosos. Igreja é para agente chegar mal e sair bem e não o contrário. Lógico tem hora que Deus trata com a gente e bate em nossa indolência e a gente sai mal, sai arrependido, sai pensando em mudar e estas crises são benéficas, mas não pode ser assim todo dia, só exortação, só chicote, só vara. Queridos a palavra diz que a vara e o cajado do pastor precisam consolar e não apenas repreender.

O texto de Mateus 12 narra várias situações onde as pessoas envolvidas estão sendo vitimadas por causa da incompreensão religiosa na hora de interpretar e aplicar o que estava escrito na Lei. Em nome de Deus os homens já mataram muitas pessoas e nós precisamos refletir no exercício de nossa fé para não cometermos os mesmo erros dos fariseus, dos saduceus e dos escribas da época de Jesus.

O que podemos aprender com estes versículos?
1° O evangelho do Reino gera pessoas, para as quais a tradição e o dogma religioso, precisam existir para promover vida e suprir necessidades e não para destruir as pessoas.

·       Dogmas: são pontos doutrinários de uma determinada religião. São doutrinas e ensinos que norteiam a vida comunitária, religiosa e social de um segmento religioso.

·       Toda vez que a tradição e o dogma estiverem afastando as pessoas de Deus e da vida eles devem ser repensados. Vs1- 4

·       Os discípulos estavam com fome e a tradição dizia que no sábado eles não podiam colher espigas para comer, tinham que colhe-las no dia anterior, segundo a tradição e o dogma religioso dos judeus. Vs 1-4 Naquela ocasião Jesus passou pelas lavouras de cereal no sábado. Seus discípulos estavam com fome e começaram a colher espigas para comê-las. - Os fariseus, vendo aquilo, lhe disseram: Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido no sábado. Ele respondeu: Vocês não leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome? Ele entrou na casa de Deus, e juntamente com os seus companheiros comeu os pães da Presença, o que não lhes era permitido fazer, mas apenas aos sacerdotes.
 
·       DOGMA RELIGIOSO ULTRAPASSADO

·       ARCAICO X TRADICIONAL – ver o livro “Não Nascemos Prontos”

Escritor: MARIO SÉRGIO CORTELA

·       Tradicional é o que ainda é importante mesmo com o passar dos anos.

·       Arcaico é tudo aquilo que perdeu o seu valor, se tornou irrelevante e até um obstáculo na vida.

·       Exemplo: A máquina de datilografia e o computador. Tem lugar no mundo que ainda não chegou o computador a máquina de escrever continua tendo seu valor, mas aonde tem computador, a máquina de datilografia, se tornou obsoleta, dispensável. Livre-se das ideias e conceitos religiosos que não suprem necessidades, antes só geram fardos.

·       Exemplo: os usos e costumes de muitas igrejas evangélicas. Tem igreja matando jovens e adolescentes espiritualmente por causa de uma calça, de uma blusa, de um brinco ou até por causa de uma camiseta com estampa “mundana”.

2º O evangelho do Reino gera pessoas que estão mais preocupadas em exercer misericórdia do que em oferecer sacrfícios. Vs 7-13

·       A vida cristã não pode girar só em torno do culto, das orações, da adoração, da oferta, do dízimo. Tudo isto é importante, porém se torna sem o mínimo valor diante de Deus se estes “sacrifícios a Deus”, não caminharem junto com a misericórdia. Com o cuidado com as pessoas.  

3º O evangelho do Reino gera pessoas que não tem dois pesos e duas medidas. Vs 11 - 14.
·       Os fariseus foram denunciados por Jesus porque estavam preocupados com quem colhe espigas no sábado, com quem cura ou é curado no sábado, que era por lei seu dia de Descanso, mas quando algum de seus animais caiam em algum buraco, eles não pensavam duas vezes em ir, ou mandar alguém ir tirar o animal, e isto era trabalho. Eles estavam preocupados com suas tradições religiosas, mas estavam maquinando para matar Jesus. Meu Deus curar não pode, colher espiga não pode e matar pode?

·       Ou seja, eles tratavam os outros com dureza, mas eles queriam ser tratados diferentemente por Deus.

·       Não e não! Deus trata as pessoas com igualdade.

·       A Revolução Francesa de 1789-1799 tinha uma bandeira que defendia: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, como Metas Coletivas, e isto veio a ser uma novidade, porém Jesus a dois mil anos a trás já apregoava estes três valores.

Vs 11-14. Ele lhes respondeu: Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá? Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado.Então ele disse ao homem: Estenda a mão. Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra.Então os fariseus saíram e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Jesus.

4º O evangelho do Reino gera pessoas que não desdenham quem está fraco, antes estende a mão e lhe ajuda levantar. Vs 17-23. Isso aconteceu para se cumprir o que fora dito pelo do profeta Isaías: Eis o meu servo, a quem escolhi, o meu amado, em quem tenho prazer. Porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará justiça às nações. Não discutirá nem gritará; ninguém ouvirá sua voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante, até que leve à vitória a justiça. Em seu nome as nações porão sua esperança. Então levaram-lhe um endemoninhado que era cego e mudo, e Jesus o curou, de modo que ele pôde falar e ver. Todo o povo ficou atônito e disse: Não será este o Filho de Davi?

·       O caniço rachado ou a cana trilhada era aquelas canas que quebravam, mas ainda estavam ligadas na raiz. O pavio que fumega, é aquele que não tem mais a chama acesa, porém ainda não se apagou totalmente.

·       O Evangelho do Reino quando é absorvido por uma pessoa com todos os seus valores, esta pessoa passa a se preocupar com os “fracos e caídos” e passa a trabalhar para ergue-los e ajuda-los, como um dia fizeram com ele. Ele não tripudia em cima de quem pecou, antes ministra o perdão e a restauração de Deus.

5º O evangelho do Reino gera pessoas que quando anunciam o Evangelho do Reino de Deus correm o risco de ser difamados por líderes religiosos que temem perder o seu status e poder. Vs. 24 Mas quando os fariseus ouviram isso, disseram: É somente por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa demônios.

·       O medo deles é porque o evangelho do Reino de Deus desmascara estruturas de poder e opressão, e eles perdem o seu poder opressor sobre suas vítimas. Tem muita gente em igrejas cheias de sacrifícios e fogueiras, e orações em Israel, e copos de água ungidos, e votos de canetas e flores ungidas, porque ainda não descobriram o verdadeiro evangelho, porque quando isto acontecer esta pessoa dará as costas para este líder e aprenderá a caminhar na liberdade do Espírito de Deus. Seu voto, sua oferta e seus dízimos deixaram de ser moeda de troca e de barganha para se tornar um ato de gratidão, por tudo o que Deus é e faz na vida dela.

·       Vs. 25- 32. Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo. Como, então, subsistirá seu reino? E se eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam os filhos de vocês? Por isso, eles mesmos serão juízes sobre vocês. Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus. Ou como alguém pode entrar na casa do homem forte e levar dali seus bens, sem antes amarrá-lo? Só então poderá roubar a casa dele. O EVANGELHO DO REINO NOS LIBERTA DOS QUE ABUSAM DO PODER TENTANDO ESCRAVISAR AS MASSAS ATRAVÉS DO MEDO Aquele que não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha. Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado, mas quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado, nem nesta era nem na era que há de vir. – O EVANGELHO DO REINO NÃO POUPA A BLASFÊMIA DOS “PODEROSOS” E DOS QUE APENAS A SI MESMOS APASCENTAM.

6º O evangelho do Reino gera pessoas cuja vida, caráter e discurso andam juntos de forma coerente V. 33. Considerem: uma árvore boa dá bom fruto; uma árvore ruim, dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto.

·       O EVANGELHO DO REINO NA VIDA DOS DISCÍPULOS DE JESUS NÃO SERÁ VISTO POR INTERMÉDIO DOS DISCURSOS INFLAMADOS E EMOCIONALISTAS, MAS ATRAVÉS DAS OBRAS QUE REVELAM O VERDADEIRO FRUTO

·       A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. Tiago 1:27

7º O evangelho do Reino gera pessoas cujo conteúdo do que fala é a primeira mudança percebida. Vs. 34-37 Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado. Pois por suas palavras você será absolvido, e por suas palavras será condenado".
·       O EVANGELHO DO REINO ALTERA OS NOSSOS CONTEÚDOS, ASSIM A PRIMEIRA COISA QUE MUDA É A NOSSA MANEIRA DE FALAR, DA GENTE E DO PRÓXIMO:

·       DA GENTE – PALAVRAS DE HUMILDADE

·       DO PRÓXIMO: PALAVRAS DE MISERICÓRDIA - PIEDADE E  SOLIDARIEDADE

8º O evangelho do Reino gera pessoas que se tornam um verdadeiro milagre em vez de trabalhar o tempo todo com os milagres exibicionistas V. 38-42. Então alguns dos fariseus e mestres da lei lhe disseram: "Mestre, queremos ver um sinal miraculoso feito por ti. Ele respondeu: Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas. A rainha do Sul se levantará no juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e agora está aqui o que é maior do que Salomão.
·       Hoje em muitos ambientes religiosos estão “fabricando milagres”. E as multidões afluem para estes lugares em busca “destes milagres”, não vou aqui questionar a autenticidade destes milagres, contudo entendo que a pessoa que foi transformada pelo Evangelho do Reino, está muito mais preocupada em Ser um milagre na vida de alguém, do que recorrer a Deus, apenas para receber milagres e assim até cair muitas vezes na lábia e nas estratégias dos “charlatões da fé”. Antes que você me entenda mal, quero fazer duas afirmações:  

·       EU CREIO EM MILAGRES, QUANDO, COMO E ONDE DEUS QUISER!

·       DEUS NÃO MUDOU. ELE É SOBERANO, ELE AINDA OPERA MILAGRES!

Mas eu gostaria que você mudasse seu olhar e sua percepção, e refletisse o seguinte:

·       DEUS NÃO PRECISA OPERAR MILAGRES “RELIGIOSOS” PARA PROVAR QUE É DEUS, COMO MUITOS ESTÃO ALARDEANDO POR AI!

·       ABRA OS SEUS OLHOS PARA OS MILAGRES AO SEU REDOR:

Ø  A NATUREZA QUE DEUS CRIOU  SUSTENTA.

Ø  OS MILHARES DE BEBES QUE NASCEM TODOS OS DIAS NO MUNDO.

Ø  SUA VIDA MARAVILHOSA QUE DEUS TE DEU.

Ø  A SUA TRANSFORMAÇÃO DE CARÁTER QUE ELE VEM EFETUANDO.

Ø  A VIDA DA SUA FAMÍLIA E SEU AFETO ESPONTÂNEO POR VOCÊ.

Ø   SERÁ QUE TEM MILAGRES MAIORES DO QUE ESTES?

9º O evangelho do Reino gera pessoas cuja vida é liberta de todo tipo de demônio.   VS 43-46. Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra. Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem. Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa.
O EVANGELHO DO REINO DE DEUS LIMPA AS NOSSAS VIDAS DOS DEMÔNIOS QUE PODEM SER DE DOIS TIPOS:
·       PRIMEIRO: SERES ESPIRITUAIS ESCRAVIZADORES

·       SEGUNDO: TRAUMAS INTERIORES DESTRUIDORES DA VIDA

Ø  COMPLEXO DE INFERIORIDADE

Ø  SENTIMENTO DE FALSA CULPA

Ø  INCAPACIDADE DE SE RELACIONAR SAUDAVELMENTE COM AS PESSOAS,

Ø  ETC...

10º O evangelho do Reino gera pessoas cujos valores do Reino não são egoístas, mesquinhos ou exibicionistas, mas pessoas cujos valores estão alicerçados na vontade de Deus VS 46-50 Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele. Alguém lhe disse: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo. Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? Perguntou ele. E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Pois quem faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

CONCLUSÃO

·       Este é minha família Jesus quis dizer!

·       A vontade de Deus é resumida no seguinte:

Ø  AMAR A DEUS – AMOR VERTICAL – OLHE PARA CIMA

Ø  AMAR A NÓS MESMOS – AMOR CENTRAL – OLHE PARA DENTRO

Ø  AMAR O PRÓXIMO – AMOR HORIZONTAL – OLHE PARA OS LADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário