terça-feira, 16 de agosto de 2016

A igreja e o crescimento saudável At 2.41-47

Como podemos fazer uma igreja crescer?

Esta é a pergunta que de vez em quando alguém me faz. E a minha resposta é: não faça nada! Não faça nada para a igreja crescer. Ao invés
disto, concentre-se em mantê-la saudável. Porque como em todo organismo vivo, sehouver saúde na igreja, vai haver crescimento de modo natural. E o crescimento será real, duradouro. Os problemas serão menores. E a glória não será do homem, mas de Deus.
 Igrejas saudáveis tendem a crescer. Esta é uma verdade. O “problema” é que alguns
pastores têm pressa, mais pressa do que Deus. E se exasperam com a lentidão do crescimento da igreja, e querem um truque, um anabolizante que faça a igreja crescer mais rápido. E há  muitos disponíveis por aí. Só que, como toda pessoa que já usou algum método de aceleração de crescimento sabe muito bem, existem conseqüências.  
 Pessoalmente, acredito que é melhor deixar Deus trazer o crescimento para a igreja, no
tempo e no modo dele. É o que tenho experimentado em meu ministério nos últimos anos. Já vi muitos pastores que querem o crescimento acima de tudo sacrificarem a saúde da igreja por  menos cadeiras vazias no templo. E embora possam ter multidões rapidamente, o preço  aparece no longo prazo: divisões, feridas, esgotamento ministerial, gente sem compromisso  com Jesus e com a igreja local, crentes com mentalidade de consumidor, que trocam de igreja  assim que encontram melhores “serviços” em outro lugar... e o pior de tudo: no final, ao invés de vermos uma grande igreja, vemos só mais uma igreja grande.
 Encontro em Atos 2:42-47 um texto que contém os princípios para o crescimento saudável de uma igreja. São eles:

1. Ensino consistente: pastores que têm uma visão clara de Deus, e que ensinam a Bíblia com autenticidade, com paixão, sem negociar princípios do Evangelho, sem pasteurizar a mensagem pra atrair mais seguidores, e que têm paciência para esperar a semente germinar, verão uma igreja saudável surgir.

2. Comunhão: é preciso estar juntos. É preciso nutrir relacionamentos. As pessoas têm que ser amadas, não usadas.  Unidade: mais que estar juntos, o rebanho precisa ser ensinado a buscar a unidade. Isto começa com a liderança. Lideres unidos produzem um rebanho unido. O óleo escorre da  cabeça para o corpo. Unidade acontece onde as pessoas – começando do líder, repito – estão
dispostas a viverem na cruz. Paradoxalmente, viverem mortas. Mortas para o ego, para a glória pessoal, para o amor a ser o “manda-chuva”, dispostas a servir, a ceder, a ouvir, a andar junto, mesmo quando é difícil.

3. Oração: este é o combustível que ateia o fogo. Sem orar, não somos melhores do que gerentes de banco, vivendo atrás de metas. Nem preciso falar sobre oração, todos sabemos muito sobre isto. Só precisamos praticar...

4. Dons: nas entrelinhas do texto que lemos, e em todo o Novo Testamento, vemos que as
pessoas não tinham cargos; elas exerciam funções baseadas em seus dons. O Espírito Santo capacitava e punha as pessoas para funcionarem. Quando tivermos a coragem de deixar uma tarefa inacabada até que apareça alguém capacitado por Deus a executa-la, ao invés de "elegermos” um pobre cidadão para fazer algo, veremos uma igreja mais saudável.

5. Alegria contagiante: o mundo hoje torra rios de dinheiro em busca de algo que só Jesus pode dar, a alegria. As pessoas usam drogas, álcool, fazem toda sorte de loucuras tentando se alegrar. Se elas virem em nós um povo que é realmente alegre, elas virão a nós como  mariposas são atraídas pela luz. O culto de nossa igreja é uma festa ou um funeral? Desculpe a  crueza de minha linguagem, mas certos cultos são tão chatos que até os crentes têm dificuldade em suportar!
6. Louvor: Deus habita no meio do louvor. O louvor liberta. O Pai procura adoradores. Sim, é verdade. Por isto precisamos viver uma vida de louvor e adoração. Quando o louvor deixar de ser entretenimento e mera preparação para a pregação, veremos mais da glória de Deus.

7. Simplicidade: algo tão simples, e tão raro. Como certas igrejas são complicadas! Como nós pastores às vezes complicamos conceitos tão simples. Um conselho a todo líder que por acaso ler estas linhas: simplifique tudo, o máximo possível. Simplifique sua linguagem, sua liturgia, sua estrutura. As pessoas estão fartas de coisas complicadas, elas querem simplicidade. Faça o teste: você consegue explicar sua igreja para um visitante em 5 minutos? Se você precisa de mais do que isto para falar qual é a visão da igreja, como funciona a estrutura, quem é a
liderança e como ser parte da igreja, então sua igreja é muito complicada.

8. Perseverança: se você está com pressa, amigo, vire piloto de fórmula 1. Edificar igreja leva tempo, é projeto pra vida toda. É coisa pra gente que não está preocupado em ficar famoso, em ser “o cara”, mas sim em cooperar com Deus na edificação de sua igreja. Temos que abrir mão do imediatismo de nossos projetos pessoais, e abraçar a grandeza da visão de Deus.

9. Boa reputação: pastores sem caráter, pegos com a boca na botija, crentes cuja vida não é nada diferente dos outros, igrejas marcadas por maracutaias... tudo isto impede o Reino de Deus de avançar. A igreja pode até ganhar números, mas perde sua influência. Sinceramente, um dos meus grandes temores é que nos tornemos uma maioria sem autoridade moral, em nosso país, se continuarmos a falhar tão miseravelmente na área moral. Questões de caráter, financeiras, políticas, tudo isto precisa ser avaliado por nós com seriedade, se quisermos ser de
fato a igreja de Cristo, e não um clube de hipócritas que pregam alto com o microfone, mas cuja vida não autentica sua mensagem.
O texto de Atos diz que enquanto a igreja vivia sua vida com os princípios acima, Deus
acrescentava pessoas!!! Ou seja, se nos concentrarmos em ser uma igreja saudável, Deus
mesmo nos fará crescer. Eu acredito nisto. E estou apostando minha vida nisto. Toda glória ao Cabeça da igreja, Jesus Cristo, nosso Senhor.
(Pr Onésimo Ferraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário