terça-feira, 16 de agosto de 2016

O batismo com o Espírito Santo At 2.1-4


Atos 2:1-4
Quando chegou a festa de Pentecoste, todos estavam juntos num só lugar. Inesperadamente, um som parecido com o de um vento ganhou força, e ninguém sabia de onde vinha. Todo o lugar foi tomado por aquele som. Em seguida, como um fogo que irrompe, o Espírito Santo se espalhou sobre eles, e começaram a falar em diferentes línguas, à medida que o Espírito agia.
(Eugene Peterson
Bíblia - A Mensagem)

O Batismo com Espírito Santo é, uma promessa para a igreja de hoje. Introdução:
Não busquem alegria, se embriagando com vinho. Isso acaba em libertinagem e imoralidade. Ao contrário, bebam do Espírito de Deus, à vontade. Cantem hinos e músicas que brotam do coração para Cristo. Cantem louvores por tudo, pois de qualquer situação pode surgir um tema para uma canção a Deus, o Pai, em nome do Senhor Jesus Cristo. (Ef 5.18 - Bíblia A Mensagem - Eugene Petterson)  
                  
1. Como acontece o batismo no Espírito Santo? O batismo com o Espírito Santo é o ato de Deus encher os seus filhos, em confirmação de sua promessa (Jl 2.28-30 e At 2.39). Nesta hora a evidência inicial do batismo com Espírito Santo é o falar em "outras línguas" ou em "mistérios" com Deus (10.2 14.1-14 e 39-40). Em Atos 2.1-4, vemos este cumprimento da promessa, na vida dos apóstolos de Jesus. Em Efesios 5.18 há uma ordem imperativa, do apóstolo Paulo, para a igreja de Éfeso sobre este tema primordial. E em At 4.31, encontramos o Espírito revestindo uma igreja que está em oração. Já em Atos 10.1-48 fica evidente que quando cremos em Cristo, é da vontade divina que sejamos cheios de seu Espírito Santo.

 2. O batismo com o Espírito Santo nunca acontece por acaso, pelo contrário, ele é fruto de um ardente desejo de conhecer e servir melhor ao Senhor Jesus. O centurião Cornélio é um claro exemplo disto, pois a Bíblia o apresenta como um homem “piedoso e temente a Deus com toda a sua casa e que fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.” (Atos 10.2). Não foram as esmolas de Cornélio que lhe deram condições de receber o batismo com o Espírito Santo, mas o seu caráter temente a Deus somado às suas orações que o capacitaram a ser visitado, ele e toda a sua casa, pelo Espírito de Deus. Quanto às suas esmolas, de fato, expressaram um caráter desprovido e liberal, que é uma característica de todos aqueles cujos corações estão realmente disponíveis nas mãos de Deus. Aliás, isto é muito interessante, porque todos aqueles que um dia tiveram uma experiência profunda com Deus, desprenderam-se imediatamente das coisas materiais para se apegarem às coisas espirituais. Todos os homens e mulheres da Bíblia que mantiveram um relacionamento estreito com Deus sempre se preocuparam em expressar a sua gratidão e amor com atos e não apenas com palavras. Cornélio não tinha muito conhecimento de Deus. Porém, em função do seu temor a Deus, ele procurava dar esmolas, assim, ajudar as pessoas era uma forma de ele dar a Deus a sua oferta de gratidão.

 3. O batismo com o Espírito Santo de Deus, vem como uma chamada pessoal e particular do próprio Senhor Jesus para aqueles cujos corações são totalmente d’Ele. Não somos nós que ditamos as regras de como e quando seremos batizados com o Espírito Santo, mas o próprio Deus na pessoa do Senhor Jesus. É necessário haver fé para que haja uma manifestação do Espírito Santo. A Bíblia afirma que Deus está procurando pessoas de fé, a fim de manifestar a Sua Glória neste mundo nelas e através delas (Hb 11).

 4. Quando alguém está buscando fazer a vontade de Deus em oração e piedade, o Senhor Jesus se incumbe de encher o seu filho do Seu Espírito. Na casa de Cornélio, por exemplo, Pedro nem havia acabado de falar, quando o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a pregação da Palavra, o Espírito Santo interveio batizando aquela família com o Espírito Santo.

5. O batismo com o Espírito Santo acontece normalmente da seguinte forma: o crente toma conhecimento da vontade de Deus e da promessa em enchê-lo do Seu Espírito e, a partir deste instante, nasce um desejo de participar desta promessa. Daí então, a pessoa propõe no seu coração a buscá-Lo, quer através de jejuns, quer através de orações e no momento em que ela se libera de todos os pensamentos mundanos e entra num espírito de total louvor ao Senhor Jesus experimenta o cumprimento da promessa de Jesus.
Quando já não encontra mais palavras para externar o seu amor e gratidão através da adoração em Espírito e em verdade, o Espírito Santo vem sobre ela, inundando-a de amor e alegria, de tal forma que as suas palavras passam a ser "línguas estranhas", mas não inconscientes. É como se o próprio Senhor Jesus a tomasse nas mãos e a imergisse nas águas do Espírito. Isto acontece, quando o coração está absolutamente contrito diante de Deus-Pai, Filho e Espírito Santo.

 6. Precisamos da virtude, do poder do Espírito Santo, para pregarmos o Reino de Deus, com autoridade e ousadia, como os cristãos fizeram em Jerusalém (At 1.8 e 4.31) e em toda toda a história da Igreja, que valorizou a promessa do derramamento do Espírito Santo.

CONCLUSÃO

 1. Que Deus nos encha e nos revista para a obra que fomos chamados.

 2. Desejamos que a igreja volte a valorizar, ensinar e viver as verdades pentecostais como o Batismo com o Espírito Santo, os dons do Espírito Santo e o Fruto do Espírito Santo.

 3. Que está tríade doutrinária, seja uma realidade em nossas vidas e igrejas locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário