sábado, 24 de setembro de 2016

Porque ser pastor?


Estes dias comecei me questionar sobre a minha verdadeira motivação pastoral. Sobre o que me levou ao pastorado.

 Me lembro como se fosse hoje, da tarde em que em uma reunião de Liderança fui indicado para assumir como "dirigente" da igreja sede do Ministério, pelo pastor presidente. Quase cai de costas. Eu tinha 21 anos. Isso foi em 1996. Desde então passei pela função pastoral  em algumas igrejas.

Hoje com 41 anos, estou em um projeto inédito para mim: "plantar uma igreja". Começamos apenas com minha família e alguns irmãos amigos. Que desafio. Que alegria. Que oportunidade rica e singular. Porém também é muita responsabilidade,  afinal estamos lidando com vidas, falamos do futuro eterno das pessoas. Sabemos que é grande a oposição maligna para que não tenhamos sucesso porque uma igreja transforma a vida de pessoas no presente e no futuro, imediato e remoto.

Porque sou pastor? Se mesmo dando o meu melhor, muitas vezes sou criticado, ridicularizado, desprezado e até caluniado, por pessoas que todo o mal que lhes fiz foi tentar ajudar? Eis aqui as minhas conclusões:

1. Sou pastor porque acredito piamente que posso, com a ajuda de Deus e da igreja transformar a vida das pessoas para melhor.  Podemos e já fizemos isso durante estes vinte anos. Casamentos restaurados. Jovens libertos das drogas e até do crime.  Crianças que não sabem o que é amor em suas casas,  muitas vezes só descobrem isto no olhar e no cuidado de uma "tia da igreja". Acredito que podemos sim mudar radicalmente a  vida de pessoas com o poder do amor  e da graça de Jesus Cristo.

2. Sou pastor porque fui bem pastoreado.  Sempre que olho para trás percebo que tenho um pleito de gratidão eterno. Tive ótimos pastores. Homens como eu, imperfeitos, limitados, que até cometeram erros, mas homens que me amaram de verdade.  Pastores que ajudaram na formação de meu caráter, que me abençoaram muito,  que fizeram de mim um homem melhor,  com conselhos, orações e com oportunidades que me concederam. Sou um pouco de cada um deles. Cada um deles me ajudou.  Hoje sou pastor por causa deles.  O que fizeram por mim quero fazer por outros.

3. Sou oastor porque sou amado por Deus. Como sinto o grande amor de Deus por mim. Sinto isso tanto nas grandes coisas, como na morte de Jesus Cristo por mim,   como nas pequenas coisas,  tais como os detalhes da minha vida onde noto seu soberano sopro me conduzindo.  O que recebi e sinto de Deus quero compartilhar.  Não posso guardar isso só para mim. Assim vejo na igreja e no pastorado,  uma oportunidade como nenhuma outra de transmitir isso. Revelar esse amor.

4. Sou pastor porque quero deixar um legado. Legado é tudo o que deixamos para trás quando  partimos desta vida. O legado pode ser positivo ou negativo.  Bom ou ruim.  Alegre ou triste.  Mas todos deixam legados. Vejo na igreja uma oportunidade de construir um legado eterno,  primeiro pelas vidas salvas, segundo pelas famílias influenciadas. Só Deus pode aquilatar o peso eterno que uma comunidade de fé pode ter em uma região, na vida de seus moradores.  Estou consciente disto.  Vivo por isto. E estou disposto a dar minha vida por esta causa. Assim quanto mais penso no pastorado, mais me alegro em poder ser um instrumento divino na  construção da história e gerando influência para a minha geração.

 5. Sou pastor por vocação.  Por último, acredito que Deus concede dons naturais e espirituais para os seres humanos.  Creio que Ele deseja que façamos uso destes dons para o bem comum e para a glória de seu nome.  Viver assim é viver uma vocação.  Sendo assim eu percebo que recebi alguns dons e habilidades,  as quais encontro no pastorado, a melhor forma de utilizar, aconselhando pessoas,  ensinando,  motivando,  encorajando e algumas vezes até mesmo corrigindo.  Consigo também,  junto com a igreja executar ações sociais para o bem do próximo, que sozinho nunca conseguiria, portanto  oro sempre para que Deus me capacite,  para que Deus capacite cada pastor, para que possamos viver o propósito dele, através das nossas vidas, igrejas e ministérios.  Que Deus nos de sabedoria neste tão espinhoso mas também extremamente gratificante serviço que é o pastorado. Que o Eterno nos ilumine a mente e o coração, e nos use para abençoar essa geração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário