segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Praticando a humildade e se libertando da hipocrisia - Mateus 23.1-32

                     



Lendo o Livro de Mateus onde ele narra a vida e a obra de Jesus, ao chegar ao capítulo 23, percebemos que a tensão entre ele e os escribas, fariseus, saduceus e demais lideres religiosos de Israel havia chegado ao limite.
Neste capítulo tudo o que Jesus vinha denunciando por parábolas, discursos com notas morais indiretas, aqui se conclui em uma série de advertências, censuras e críticas contundentes e claras.
Jesus aqui não poupa adjetivos negativos para aqueles que se consideravam os “donos da verdade” e que buscavam a todo custo desmoralizar o ministério de Jesus entre os judeus, tanto como mestre, como profeta e mais ainda como Messias.
O coração deles estava tão cheio de exaltação que na busca de serem perfeitos segundo as “suas regras religiosas”, eles se tornaram hipócritas, se preocupando com assuntos periféricos e esquecendo-se dos assuntos primordiais: a justiça, a misericórdia e a fidelidade (Mt 23.23).
Por Jesus contrariar a lógica na qual estes ricos e abastados líderes viviam, estes passaram a persegui-lo diuturnamente, pois percebiam que sua popularidade entre o povo crescia e o deles ia consequentemente “despencando nas pesquisas de opinião”.
As afirmações de Jesus nunca condenaram a riqueza em si, mas a avareza. Ele nunca criticou instituições humanas em sua essência, mas a maneira como elas se comportavam de frente com a vida. Jesus não era opositor da Lei de Moisés dada a este e a Israel no Monte Sinai, mas criticou duramente quem usou seus princípios de maneira arbitrária e manipulou a vida das pessoas por intermédio delas.
A crítica de Jesus nunca foi contra as multidões, que na sua maioria só conhecia acerca de Deus, o que os líderes da nação, no segmento religioso lhes ensinava. Ele foi muito firme e crítico quando os líderes usando e abusando da ignorância do povo e de seu “analfabetismo religioso”, construíam imagens de um Deus que era totalmente oposto ao seu Pai que Ele veio revelar.
Daqui podemos extrair lições de vida prática para orientar nossa conduta no nosso relacionamento com Deus, com o outro e com a própria vida:
I.                 Jesus nos ensina aqui:
1º Observe tudo o que um líder religioso ensinar de bom acerca de Deus e da vida, busque aplicar em sua realidade de vida, contudo não imite o seu comportamento quando ele estiver agindo incoerentemente com os princípios de Deus.
·       Vs. 1-3 Então, Jesus disse à multidão e aos seus discípulos: Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.
·       Temos um problema muito grande ao nos espelharmos nas pessoas: esquecermos que, como seres humanos falíveis, nem tudo deles, deve ser seguido.

2º Observe e não se iluda com as aparências, ou com o “verniz religioso”. Para Deus motivações tem tanto valor quanto ações.
·       Por qual razão agimos como agimos? Para que nos considerem “espirituais” ou por desejo sincero de servir a Deus e ao próximo?
·       Vs. 4-12 - Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas, de serem saudados nas praças e de serem chamados rabis. Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos. A ninguém na terra chamem ‘pai’, porque vocês só têm um Pai, aquele que está nos céus. Tampouco vocês devem ser chamados ‘chefes’, porquanto vocês têm um só Chefe, o Cristo. O maior entre vocês deverá ser servo.

3º Observe sua vida para que seu relacionamento com Deus não se torne apenas algo condenável diante Deus, ainda que aprovado pelos homens.
Jesus pronunciou aqui sete advertências conta os mestres da lei, denunciando a hipocrisia deles:
·       13 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo.
·       14 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente.
·       15 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.
·       16 "Ai de vocês, guias cegos!, pois dizem: ‘Se alguém jurar pelo santuário, isto nada significa; mas se alguém jurar pelo ouro do santuário, está obrigado por seu juramento’. 17 Cegos insensatos! Que é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro? 18 Vocês também dizem: ‘Se alguém jurar pelo altar, isto nada significa; mas se alguém jurar pela oferta que está sobre ele, está obrigado por seu juramento’. 19 Cegos! Que é mais importante: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20 Portanto, aquele que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21 E o que jurar pelo santuário, jura por ele e por aquele que nele habita. 22 E aquele que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele se assenta.
·       23 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. 24 Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo.
·       25 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. 26 Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo.
·       27 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. 28 Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.
·       29 "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês edificam os túmulos dos profetas e adornam os monumentos dos justos. 30 E dizem: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no derramamento do sangue dos profetas’. 31 Assim, vocês testemunham contra si mesmos que são descendentes dos que assassinaram os profetas. 32 Acabem, pois, de encher a medida do pecado dos seus antepassados!

II.               O que significa hipocrisia?

Ø  Significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui.
Ø  Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça.
Ø  O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos. 

III.             Como vencer a hipocrisia:
1º Não se considere melhor do que ninguém antes cultive a humildade.

·       “Ser humilde não é pensar menos de si e sim menos em si” – C. S. Lewuis
·       Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.   Pv 18.12
2º Não se glorie pelo sucesso que você possa ter alcançado na vida, sejam eles profissionais, financeiros ou espirituais. Tribute todo louvor a Deus
·       Assim diz o Senhor: "Não se glorie o sábio em sua sabedoria nem o forte em sua força nem o rico em sua riqueza, mas quem se gloriar, glorie-se nisto: em compreender-me e conhecer-me, pois eu sou o Senhor, e ajo com lealdade, com justiça e com retidão sobre a terra, pois é dessas coisas que me agrado", declara o Senhor. Jr 9.23-24
3º Aprenda todo dia com o exemplo de Jesus.
·       Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Fp 2:3-13
·       Assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.
Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? " Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá". Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo". Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! " Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos". Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos. Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem". Jo 13:4-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário