terça-feira, 23 de setembro de 2014

Aprendendo a silenciar o coração e ouvir a vóz de Deus - 1Sm 3.10

 
1.     Deus nunca deixou de se comunicar com o homem ao longo da história
2.     Deus fala ao homem sempre visando o seu bem

I.                 As escrituras revelam que Deus falou á humanidade ao longo da História
de diversas maneiras:
a.     Com voz audível – Gn 3.8-10
b.    Por visões – At 10.9-16
c.     Por sonhos – Gn 37. 5-10
d.    Pela natureza – Gn 19.1-5
e.     Pelos profetas – Jr 1.4-7
f.      Pela sua palavra escrita – a bíblia – 2 Tm 3.16-17
g.     Pela pala viva – Jesus – Deus Filho encarnado – Hb 1.1-3 e Jo 1.1 e 3-14
h.    Pelo seu Espírito – aos nossos corações – Jo 14.26

II.               Qual a importância de se ouvir a Deus?
1.     Para que ele nos conduza em um caminho de vida. Pv 4.18 - 1Sm3.11-13
a.     Deus já havia falado com Eli
b.     Deus deu tempo para Eli corrigir seus filhos
c.     Deus não tem prazer em punir o homem

III.             Como ouvir a voz de Deus?
1.     Sensibilize o seu coração, não desprezando o que Deus já te
disse e você entendeu:
a.     Hb 3.7-8 Assim, como diz o Espírito Santo: "Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,
não endureçam o coração
, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto,
onde os seus antepassados me tentaram, pondo-me à prova, apesar de, durante quarenta anos, terem visto o que eu fiz.
b.    Salmos 95:7-8 Pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. Hoje, se vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração...
c.     Jo 10.1-5 Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos".

IV.            Aprenda a ser um porta-voz de Deus. Como:
1.     Confie em Deus e acalme o seu coração v.10 – Diga à Ele: fala que teu servo ouve!
a.     Isaías 40:26-31 Ergam os olhos e olhem para as alturas. Quem criou tudo isso? Aquele que põe em marcha cada estrela do seu exército celestial, e a todas chama pelo nome. Tão grande é o seu poder e tão imensa a sua força, que nenhuma delas deixa de comparecer! Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: "O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa"? Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável.Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.
2.     Aprenda que hoje Deus fala de diversas formas, mas duas são as mais importantes e devem ter relevância na igreja:
a.     A pessoa de Jesus - Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas. (Hebreus 1:1-3)

b.    A palavra escrita – explicada e aplicada - Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2 Timóteo 3:16-17)


Nenhum comentário:

Postar um comentário