quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O Principio bíblico de se honrar à Deus - Pv 3.1.- 9


INTRODUÇÃO

ESTE TEXTO FALA DO PRINCÍPIO DE SE HONRAR A DEUS E DE SUAS CONSEQUÊNCIAS
Provérbios 3:1-9 FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homemConfia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR eaparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
AQUI O TEXTO FALA DE: OBEDIÊNCIA E PROMESSAS AOS QUE OBEDECEM A DEUS
O QUE FOI TAMBÉM O DISCURSO DE JESUS EM TODO O SEU MINISTÉRIO

Falar sobre o principio da honra é um grande privilégio porque a sua observância trás muitas bênçãos para as nossas vidas.
O QUE SÃO PRINCÍPIOS DIVINOS?  São valores universais, extraídos da bíblia sagrada que foram criados por Deus para reger a conduta humana, visando o melhor relacionamento deste homem com Deus, com as pessoas e com a vida.
O QUE É HONRA?
É uma atitude de reconhecimento, de dignidade, de respeito e de amor demonstrado a alguém pela dedicação que se tem por esta pessoa.
RECONHECIMENTO + DIGNIDADE + RESPEITO + AMOR + DEDICAÇÃO = HONRA

I.                 OBSERVAÇÕES BÍBLICAS SOBRE O PRINCÍPIO DE SE HONRAR À DEUS

1.     TODO AQUELE QUE HONRA A JESUS VIVENDO O QUE CRISTO ENSINOU, HONRA O PAI QUE O ENVIOU: Para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Aquele que não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. Jo 5.23

2.     DEUS MERECE SER HONRADO PORQUE ELE É O NOSSO CRIADOR: "Tu, Senhor e Deus nosso, és digno de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas existem e foram criadas". Ap 4:11
3.     DEUS É HONRADO NO CÉU PELOS ANJOS E DEVE SER HONRADO POR NÓS AQUI NA TERRA: e cantavam em alta voz: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! "Ap 5:12
Toda vez que os seres viventes dão glória, honra e graças àquele que está assentado no trono e que vive para todo o sempre, Ap 4:9
Eles dizem: "Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém! " Ap 7:12
4.     OS LÍDERES ESPIRITUAIS DEVEM SER OS PRIMEIROS A HONRAREM A DEUS, COMO EXEMPLO PARA OS DEMAIS: O filho honra seu pai, e o servo o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que vocês me devem? pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. São vocês que desprezam o meu nome!  Ml 1.6 – MUITAS DAS VEZES O POVO DESONRRA A DEUS POQUE OS LÍDERES DÃO MAL EXEMPLO – EX OS SACERDOTES DE PÓS-CATIVEIRO DE JUDÁ
5.     PAULO EXORTA O JOVEM PASTOR TIMÓTEO DIZENDO QUE DEUS MERECE SER HONRADO EM SEU MINISTÉRIO E EM SUA VIDA: Ao único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém. 1 Tm 6:16
6.     DEUS QUESTIONA ISRAEL PORQUE A NAÇÃO ESTÁ HONRANDO A ELE COM A BOCA, MAS NÃO COM A VIDA E O CORAÇÃO: ‘Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mateus 15:8
7.     SALOMÃO EXORTA A QUELES QUE SEGUEM A DEUS A HONRA-LO COM TUDO INCLUSIVE COM SEUS BENS MATERIAIS; Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; Pvs 3:9 
·       A COISA MAIS DIFÍCIL DE SE CONVERTER NO SER HUMANO É O SEU BOLSO!!!!

II.               COMO AGIR DE UMA MANEIRA QUE SE HONRE À DEUS?
1º PURIFIQUE SUA VIDA DO QUE É MAL: Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 2:21
2º DE A CADA PESSOA O QUE LHE É DEVIDO, SEGUNDO O QUE AS ESCRITURAS ENSINAM: Dêem à cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. Rm 13:7
3º ANDE EM HUMILDADE DIANTE DE DEUS E DOS HOMENS, POIS A HUMILDADE E A HONRA SEMPRE ANDAM DE BRAÇOS DADOS: Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.   Pv 18:12

III.             O RESULTADO DE QUEM APRENDEU A HONRAR A DEUS

É HONRADO POR DEUS: perceba as promessas contidas nestes textos
·       O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra. Pv 29:23 Quem segue a justiça e a lealdade encontra vida, justiça e honra.Pv 21:21
·       Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. 1 Pe 1:7
·       Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos. Sl 50:23
·       Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará. Jo 12:26
·       Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele. 

IV.            O RESULTADO DE QUEM DESONRA A DEUS

1.     HUMILHAÇÃO PÚBLICA: A honra é herança dos sábios, mas o Senhor expõe os tolos ao ridículo. Pv 3:35 – QUANTA GENTE QUE SE ACHAVA O TAL...
2.     DESPREZO DE DEUS A SUAS AÇÕES: REJEIÇÃO MIISTERIAL; Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo. 1 Sm 2:30 – Esta Palavra foi dita contra os filhos do sacerdote Eli que estavam envolvidos em furto do que é sagrado, sexo ilícito e rejeição á Deus

CONCLUSÃO
O EXEMPLO DE CRISTO JESUS
1.     Quando você decide honrar à Deus, muita gente tentará te tirar deste alvo, talvez até te caluniando, como fizeram com Cristo:
2.     Os fariseus disseram que Jesus expulsava demônio pelo dedo de Belzebu o príncipe dos demônios:Disse Jesus: Não estou endemoninhado! Pelo contrário, honro o meu Pai, e vocês me desonram. Jo 8:49
3.     Todavia a honra proveniente de Deus será uma fato em sua vida, como foi na vida de Jesus: De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem,humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. (Fp2:5-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário