segunda-feira, 26 de maio de 2014

A ética do reino de Deus – Mt 5

                     

O discurso registrado pelo apóstolo Mateus no capítulo cinco de seu livro, é conhecido entre os estudiosos da bíblia como a Carta Magna do Reino de Deus, que Jesus Cristo veio implantar.

Ela é a Constituição que regerá todas as demais leis, estatutos e princípios éticos, que estarão sendo elaborados pelos apóstolos e pela igreja primitiva, quando estes pregarem, ensinarem e viverem, o que Jesus veio compartilhar com a humanidade.

Jesus no decorrer de seu ministério, fez desta pauta inicial, sua marca maior, quando através de parábolas e atos concretos, demonstrou que O Reino de Deus possuía uma dinâmica muito diferente de tudo o que os judeus e todos os outros povos, estavam acostumados a verem e ouvirem.

Ao longo dos anos após a partida de Jesus, a igreja tem se esforçado no intuito de viver e ensinar este código de ética que supera qualquer tipo de lei soberana de qualquer nação, povo ou raça.

O grande diferencial desta ética do reino, é que ela se alicerça em um valor que está cada vez mais escasso, na vida da sociedade, que é a graça ou gratuidade. A graça se baseia em atitudes unilaterais e incondicionais, onde o fruto é objeto da bondade do sujeito, mesmo que este não mereça e não tenha como retribuir, aliás é ai que a graça se manifesta, quando aquilo que é feito, não pode ser pago, só deve ser reconhecido por parte de quem a recebe em forma de atitudes do sujeito que age graciosamente.

A maior prova de graça é o próprio Deus, que nos acolhe em amor e nos trata com bondade, mesmo que sejamos pecadores e estejamos afastados dele devido a nossas maldades arraigadas em nosso coração. O discurso e a prática de Jesus sempre buscou enfatizar isto, ou seja, Deus ama de forma incondicional. (Mt 5.44-45) Seu amor se estende de geração em geração, através da Natureza, através de sua palavra escrita a bíblia sagrada e através da sua revelação maior, seu Filho entregue por nós cruz do Calvário para redenção de nossas culpas e iniquidades, visando nos perdoar, purificar e nos dar uma nova vida.

A maior mensagem do ministério de Jesus sempre foi esta: “compartilhem com os outros o que Deus está fazendo por vocês”, isto significa que se Deus nos amou a ponto de não levar em conta os nossos pecados nos perdoando, perdoe também teu próximo, mesmo que este não mereça como nós também não merecemos (Mt 5.42-44).

Jesus afirmou que amar quem nos ama e fazer o bem a quem nos quer bem é uma atitude normal e que não exige nada de mais de nós, mas o evangelho é superior a qualquer código ético que se empenha sempre em vingar o mal feito, aqui a lei é perdoe e não considere a ofensa. (Mt 5.46-47)

A dinâmica do Reino atua de uma forma especial e diferente por vários motivos, entre eles:

1º O Reino de Deus age a partir de uma transformação interior do ser humano, pois entende que toda mudança para o bem o upara o mal, começa no coração. (Mt 5. 27-28)

2º O Reino de Deus age transformando não só a essência, mas também a aparência, ele não nos fornece apenas uma filosofia de vida teórica, mas totalmente prática. (Mt 5.13-16)

3º O Reino de Deus age transformando a sociedade a partir do exemplo de Jesus, ele se tornou o maior referencial para ser seguido e isto seria muitas vezes incompreendido e chegaria a gerar perseguições para quem desejasse viver por estes novos paradigmas. (Mt 5.11-12)

4º O Reino de Deus age transformando a sociedade, não de cima para baixo como se estava acostumado a ver, mas debaixo para cima. A transformação não começa com os grandes líderes políticos, sociais e eclesiásticos, mas começa com gente bem-aventurada, muitas vezes totalmente desconhecida pela humanidade. (Mt 5.1-10),

·       Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus – Isto fala de gente humilde, de coração quebrantado e que entende a dor alheia.

·       Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados – isto fala de gente que chora, mas não só pelas suas demandas diárias, mas também pelo sofrimento alheio e se compraz em ajudar.

·       Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança – isto fala do espaço que alcança aquele luta por justiça, ele tem Deus como seu aliado, terra aqui fala tanto de espaço para o triunfo como da promessa escatológica, quando o Reino de deus encherá a terra.

·       Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos – isto fala de gente cujo coração se revolta pela corrupção, seja esta na esfera política, social ou religiosa, como pessoa deste caráter ela tem o apoio divino e a força que de Deus vem para implementar mudanças na vida daqueles que estão ao seu redor, isto gera satisfação na alma.

·       Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia – isto fala de gente que olha a dor alheia não como um castigo divino, mas como uma oportunidade de servir e de ser benção e de ser um abençoador de alguém, este tem o tempo todo, a misericórdia de Deus sobre si.

·       Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus – isto nos fala que o Reino antes de se manifestar fora de nós ele altera valores em nosso interior.

·       Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus – isto fala do ministério que Deus confiou aos homens que o da Reconciliação, nosso papel é reconciliar o homem com Deus, consigo e com o outro através do ensino da ética do Reino.

·       Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus – isto fala que todo aquele que quiser abraçar o Reino de Deus este lhe pertencerá, todavia o preço é a rejeição e a perseguição por parte dos que são anti - Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário