sexta-feira, 18 de julho de 2014

Conhecendo o Reino de Deus por dentro - Lições sobre o Reino de Deus - Mateus 22

     
Aqui no capítulo 22 de Mateus Jesus trava alguns diálogos interessantes e intrigantes.

Ele faz isso após contar uma parábola, onde compara seu Reino com um banquete de casamento do filho de um rei, onde diversas pessoas consideradas nobres e dignas são convidadas, no entanto, estas pessoas desprezaram o convite e não apareceram, algumas chegam à bater, maltratar e até matar, os servos que foram enviados para convida-los a esta grande festa.
Jesus estava aqui se referindo aos líderes religiosos de Israel, os quais eram considerados por todos, gente importante, por saber a Lei e lhes ensinar todos os dias os preceitos de Deus no templo e nas sinagogas. Quando Jesus aparece como o Messias, enviado de Deus com uma proposta de Reino que não estava em conformidade com as suas expectativas, eles o rejeitam e passam a trata-lo com indiferença e até com rejeição e ódio. Na parábola do banquete, Jesus diz que o rei ficou tão irado com a atitude daquelas pessoas que, enviando o seu exército, destruiu aqueles assassinos e queimou a cidade deles, devido a maldade que lês fizeram com seus enviados e pelo desprezo que tiveram pelo convite que honrosamente lhes fora estendido.

 Os escribas, fariseus e saduceus, na hora perceberam que a parábola de Jesus era proferida denunciando a conduta deles com relação à sua vinda e a manifestação de seu Reino que ele pregava o tempo todo.

 No versículo 15 diz que a partir de então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras. A ideia era criar um pretexto, para leva-lo a condenação e a morte de forma ardilosa, o que eles conseguiriam logo depois de alguns dias.

Daí para frente eles se revezam na tentativa de pegar Jesus em alguma palavra contraditória a Lei de Moisés ou até em relação a própria Lei Romana, o que fica evidente quando eles lhe perguntam sobre os impostos pagos ao imperador Julio César.

Da parábola e dos diálogos de Jesus creio que podemos extrair algumas lições sobre o Reino de Deus, revelado por Jesus.

1º O Reino de Deus é uma realidade que Deus bondosamente nos convidou a participar. Vs 1-2

·       Nós não tínhamos o direito legal, fomos convidados a participar desta vida de Deus por que ele quis assim e nos chamou. Jo 3.16

2º O Reino de Deus é um convite de um Pai amoroso que quer que participemos de sua alegria. Como responderemos a este convite? Vs. 3-6

·       Com indiferença? - eles não quiseram vir.v.3 – Pra que Jesus? Já tenho religião.

·       Com desprezo? - eles não lhes deram atenção e saíram, um para o seu campo, outro para os seus negócios. v.5. Pra que Jesus? Estou muito ocupado!

·       Com ódio? ...agarrando os servos, maltrataram-nos e os mataram. v.6. Pra que Jesus? Vamos matar estes idiotas – foi o que fizeram e ainda fazem até hoje com os mártires em alguns países.

3º A rejeição ao Reino de Deus, tem para muitas pessoas uma consequência trágica. V.7

·       Esta figura que Jesus usou aqui para falar dos que rejeitaram o convite do rei, nos remete ao que a bíblia ensina em Ap 20.11-15 e 21.8: Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo... ...Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte.

·       Por mais que alguns cristãos queiram negar esta é uma realidade bíblica tão presente nas escrituras quanto a linda história do novo céu e da nova terra: Ap 21.1: 7Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado; e o mar já não existia. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele iverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus.Ele nxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas! " E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança".Disse-me ainda: "Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

4º O Reino de Deus é um convite de Deus estendido para todo tipo de gente e nós somos os que irão levar este convite. Vs. 8-10

·       Somos os embaixadores do Reino de Deus que levam uma mensagem. Mc 16.15-16

·       Somos aqueles, que tem a responsabilidade de estender o convite do Rei até os confins da terra. At 1.8

·       Somos aqueles que estão dando prosseguimento ao que Jesus fez enquanto esteve aqui. At 10.38

5º No Reino de Deus não é nosso papel dizer quem fará parte dele ou não, o julgamento pertence ao Rei. Vs. 11-14

·       Jesus hoje é advogado. 1Jo2.1

·       Um dia Jesus será juiz. At 10.39-42 e MT 25.41

6º Ser participante da cidadania do Reino de Deus não nos isenta dos compromissos com nossa cidadania terrena, pelo contrário, deve nos tornar mais responsáveis, porque nossos valores são maiores. Vs. 15-22

·       Quando empenhamos nossa palavra – relacionamentos interpessoais

·       Quando vivemos como cidadãos – relacionamentos sociais

7º A realidade do Reino de Deus não pode ser compreendida com uma “mentalidade cultural da época”, mas com uma “mentalidade bíblica”. Vs. 23-33

·       O pastor Ricardo Agreste em uma de suas mensagens da série “Procura-se líderes segundo o coração de Deus”, afirma que nossa mentalidade cristã está mais moldada pela cultura vigente do que pela palavra de Deus.

·       Está era a razão da confusão na mente dos saduceus e é o motivo da confusão hoje no meio dos cristãos

·       Nós nos guiamos mais pelos discursos sociológicos, psicológicos e filosóficos, do que pelo que está escrito na bíblia.

·       Carecemos de líderes, pregadores e educadores cristãos, que irão buscar água para o povo de Deus na fonte e não nos poços contaminados da cultura secular contemporânea.

8º O Reino de Deus está estabelecido sobre os três pilares mais antigos da Lei Moral de Deus. Vs. 34-40

·       Israel através de Moisés recebeu a Lei Divina, dividida em 3 partes:

Ø  Lei Civil – regia a nação – era exclusiva deles

Ø  Lei Religiosa – regia os sacerdotes com todas as práticas religiosas – exclusiva deles

Ø  Lei Moral – Não era exclusiva deles – já existia desde o Éden. Esta sempre repousou sobre um tripé:

·       Ame a Deus

·       Ame a si

·       Ame as pessoas

·       Esta Lei Moral de Deus está explícita na pessoa de Jesus

·       O principal objetivo da igreja é torna-la conhecida por palavras e obras

·       Viva o evangelho – o evangelho não pode ser apenas um discurso bem intencionado de púlpito de igreja

Conclusão:

O reino de Deus tem verdades tão simples que a mente religiosa erudita muitas vezes não consegue explicar. vs. 41-49

·       Jesus interrogou os grandes escribas de sua época o porque o Messias que era chamado filho de Davi, por ser da descendência desta tribo e da família de Davi. Segundo as profecias bíblicas, foi chamado de Senhor por Davi em um de seus Salmos.

·       A pergunta deixou os escribas confusos porque o Messias era um descendente de Davi. Vinha depois na árvore genealógica, deveria ser tratado pela cultura judaica como alguém inferior, uma vez que Davi era um patriarca, porém como Messias ele era superior a Davi, a resposta era esta, portanto muito simples.

·       Os religiosos estavam o tempo todo querendo fazer o mal para Jesus e as pessoas que agem assim costumam ficar cegas para muitas verdades simples do evangelho, do Reino de Deus e da própria vida.

·       Cuidado não deixe que sua religiosidade te cegue, para as respostas mais óbvias da vida.

·       Deus ama você! Viva este amor e compartilhe esta verdade central da fé com outras pessoas.

·       O Reino de Deus não vem para gerar culpa ou medo, pelo contrário ele vem para nos livrar da sobrecarga religiosa e nos dar uma nova perspectiva de vida à luz do evangelho e da graça de Jesus.

·        Não complique o evangelho: ensine as pessoas que Jesus é o caminho, a verdade e a vida e que ninguém vem ao Pai a não ser por ele, simples assim. Jo 14.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário