terça-feira, 17 de junho de 2014

O encontro com Jesus cura a nossa vida e a nossa maneira de percebe-la – Mt15

 
 
Nós não vemos o mundo como ele é. Nós vemos o mundo como nós somos. Jesus quando se encontra com uma pessoa, trabalha a cura interior, a cura de seu coração, a cura de seus paradigmas, a cura de seus conceitos. Ao mudar a percepção de uma pessoa, o universo dela também é transformado.
Neste capítulo quinze, Mateus narra três encontros de Jesus:

1º O primeiro encontro foi com um grupo de fariseus – um ramo religioso do judaísmo, que costumava espiritualizar tudo e que era extremamente legalista, ou seja, tudo era para ser feito baseado em regras, estatutos, leis, no enfoque do relacionamento do homem com Deus e com o próximo. Amor, misericórdia e perdão, não fazia parte de seu vocabulário, sua ênfase era na justiça, na retribuição e na troca. Faz que Deus dá. Não faz que Deus pune.

2º O segundo foi com uma mulher gentia, que não era judia (cananeia). Que estava com uma filha cheia de demônios.

3º O terceiro encontro foi com uma multidão. Esta estava cheia de pessoas carentes e necessitadas de cura imediata, espiritual e física.

O texto de Mateus capítulo quinze, nos trás três momentos distintos, dos relacionamentos que Jesus nutriu pra com as pessoas. Em primeiro lugar Jesus como Mestre que tinha os seus discípulos é interrogado por outros rabinos, sobre o comportamento de seus seguidores. Como eles seguiam Jesus, as pessoas consideravam que ele era responsável, o tempo todo pelas atitudes de seus discípulos. Mateus narra que naquele dia quando ele e seus amigos vão comer em público, eles quebram uma regra da etiqueta religiosa. Eles quebram um protocolo. Eles comem sem lavar as mãos e o seu mestre, é censurado pelos sempre observadores fariseus. Isto aconteceu porque religioso é assim, ele não observa as pessoas para ver o que elas fazem de bom, de certo e de virtuoso. Religioso só fica olhando os outros para procurar falhas, erros, deslizes e inadequações. A pergunta deles foi:

v.2 Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos líderes religiosos? Pois não lavam as mãos antes de comer? A grande preocupação dos legalistas religiosos é o tempo todo fiscalizar quem erra, e não é para ajudar, ensinar, corrigir em amor, como Jesus muitas vezes fez. Não! Eles dirigem os seus olhares na busca dos defeitos para denegrir, desmotivar ou difamar as pessoas.

A lição aqui está na resposta que Jesus deu a eles é a nossa primeira de hoje:

1ª Lição. Pare de julgar os outros apenas pelas suas falhas e erros e se aplique a observar mais o seu próprio coração. Vs3-11 Respondeu Jesus: E por que vocês transgridem o mandamento de Deus por causa da tradição de vocês? Pois Deus disse: Honra teu pai e tua mãe e quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado. Mas vocês afirmam que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é uma oferta dedicada a Deus’, ele não é obrigado a ‘honrar seu pai’ dessa forma. Assim vocês anulam a palavra de Deus por causa da tradição de vocês. Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo: Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.  Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens. Jesus chamou para junto de si a multidão e disse: Ouçam e entendam. O que entra pela boca não torna o homem impuro’; mas o que sai de sua boca, isto o torna impuro.

Queridos a nossa maior preocupação deve ser: não usar dois pesos e duas medidas para uma hora julgar o outro, e outra hora julgar a gente. Nós temos o mau hábito de julgar o outro com o pior que temos, mas ao julgar a nós mesmos, usamos o critério ao contrário: nos medimos com o melhor que temos. Como assim? Ao olharmos para nós, não pensamos em nossos defeitos, nos avaliamos por aquilo que fazemos bem e nos esquecemos de nossas falhas de caráter. Agora ao lidar com o outro, enfatizamos seus deslizes e vícios e assim na balança, sempre estaremos melhor diante de Deus.

Jesus então fez questão de equilibrar as coisas, convidando os fariseus a olharem para suas ações, provenientes do engano vivido em seus corações. Jesus os chamou de hipócritas.

·       O que é Hipócrita? Hipócrita é uma pessoa que tem atitudes falsas, fingidas, que faz coisas na frente das pessoas para agrada-las, mas que na verdade não faria, em outra situação em particular. A origem da palavra vem do grego, e servia para qualificar o ato artístico de representar um papel, sendo que inicialmente descrevia um ator ou atriz, onde nos palcos gregos, estes usavam máscaras para representar os seus papéis. Hipócrita é a pessoa que age como se fosse outra, que usa de hipocrisia, que não é leal, e principalmente que não é alguém confiável. Uma pessoa hipócrita é aquela que finge ser o que não é, seja através de religião, virtudes, características, ideias, sentimentos, e etc. A pessoa hipócrita finge ter algo que não tem, seja para agradar aos outros, se aproximar de um determinado grupo, ou até mesmo para melhorar a sua própria autoestima. Um ato hipócrita é quando alguém critica uma atitude de alguém, quando ela faz exatamente a mesma coisa, ou até pior. O hipócrita nem pensa nesse fato, tudo que ele quer é estar em vantagem sobre outras pessoas.

Jesus aqui alertou os fariseus para esta atitude do coração, e nós devemos estar sempre nos policiando, não no sentido de sermos levianos com quem erra, mas no sentindo de sermos misericordiosos e não ficarmos supervalorizando situações que são banais, como o comer sem lavar as mãos, naquela situação específica.

 

Os fariseus não gostaram nada do que Jesus disse e seus discípulos notaram. Vs12- 20. Então os discípulos se aproximaram dele e perguntaram: Sabes que os fariseus ficaram ofendidos quando ouviram isso? Ele respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada pelas raízes. Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco. Então Pedro pediu-lhe: Explica-nos a parábola. Será que vocês ainda não conseguem entender, perguntou Jesus: Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro.

Em seguida Jesus segue viagem para Tiro e Sidon vs. 21-28 Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom. Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito.  Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós. Ele respondeu: Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel. A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: Senhor ajuda-me! Ele respondeu: Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Disse ela, porém: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Jesus respondeu: Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.

Deixa eu dar aqui algumas explicações:

Tiro e Sidom estavam localizadas na Fenícia, atualmente é o país do Líbano, ao norte da Galiléia. Desde os dias de Pompeu (64 A.C.), a Fenícia estava anexada à Síria. Sidom estava aproximadamente a 32 km de Beirute, capital do Líbano. Tiro era muito famosa na antiguidade, pois os fenícios dominavam o mundo da navegação. Os reis de Tiro no passado, haviam feito uma aliança com Davi e Salomão, em que enviariam madeira e mão de obra especializada para construção do templo. Em contrapartida, Salomão enviaria para o rei Hirão e seus sucessores, mantimentos e cereais que a população de Tiro precisava. As consequências deste acordo foram catastróficas para Israel, pois Etbaal, sucessor de Hirão, fez essa aliança com Israel através do casamento de sua filha Jezabal com o rei Acabe.  Jezabel introduziu o culto a baal entre os Israelitas, o que levou à ira divina e desembocou nos cativeiros Assírios e Babilônicos. E aquela mulher cananéia, vinha da descendência histórica daqueles povos que trouxeram tanto sofrimento ao povo de Israel.

Jesus não dá resposta alguma até que seus discípulos intercedem por ela. Ele responde ainda assim que não era tempo de pregar para os gentios. Na tradição judaica os judeus costumavam chamar os gentios, aqueles que não eram judeus de cachorros ou cães. Jesus fala que não deveria tirar o pão dos filhos (judeus) e dar aos “cachorrinhos” (gentios). Tem hora que Jesus era tão duro em suas palavras que nem eu consigo entender, mas vamos em frente. A mulher então se humilha diante de Jesus e diz que até os cachorrinhos, comem do que cai da mesa do seu senhor. Jesus então respondeu: v. 28: Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja. E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.

2ª Lição. Aqui é uma lição dupla. Daqui eu quero ressaltar duas lições:
1º O poder da intercessão – Jesus só parou porque seus discípulos intercederam pela mulher Cananéia. Nós estamos acostumados a orar demasiadamente em busca de benefícios para nós mesmos. O evangelho do Reino modifica até as nossas preces que se tornam mais de intercessão do que de súplica pessoal.
2º o poder da humilhação – O que as escrituras falam acerca da humilhação diante de Deus, em tempos em que os líderes religiosos estão ensinando as pessoas a darem ordens para Deus:

·       Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. Tiago 4:10 – Tiago irmão de Jesus

·       Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados. 2 Crônicas 33:12 – O Rei Manassés

·       Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado. Lucas 18:14 O fariseu e o publicano cobrador de impostos.

·       Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante de Deus quando ouviu o que ele falou contra este lugar e contra os seus habitantes, e você se humilhou diante de mim, rasgou as suas vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor. 2 Crônicas 34:27 – O Rei Josias

·       Ali, junto ao canal de Aava, proclamei um jejum, a fim de que nos humilhássemos diante do nosso Deus e lhe pedíssemos uma viagem segura para nós e nossos filhos, com todos os nossos bens. Esdras 8:21 – O sacerdote e escriba Esdras

·       Exaltem o Senhor, o nosso Deus, prostrem-se diante do estrado dos seus pés. Ele é santo! Salmos 99:5 – O salmista

·       Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. 2 Crônicas 7:14 – Deus falando com Salomão

·       Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. 1 Pedro 5:6 – Apóstolo Pedro

Na última parte do texto, Jesus está na praia do mar da Galileia e depois sobe para um monte, onde uma multidão lhe segue levando pessoas em estado deplorável, Mateus fala que são mancos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros, e os colocaram aos seus pés; e ele os curou. Vamos ler? Vs. 29-39.  Jesus saiu dali e foi para a beira do mar da Galiléia. Depois subiu a um monte e se assentou. Uma grande multidão dirigiu-se a ele, levando-lhe os mancos, os aleijados, os cegos, os mudos e muitos outros, e os colocaram aos seus pés; e ele os curou. O povo ficou admirado quando viu os mudos falando, os aleijados curados, os mancos andando e os cegos vendo. E louvaram o Deus de Israel. Jesus chamou os seus discípulos e disse: Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho. Os seus discípulos responderam: Onde poderíamos encontrar, neste lugar deserto, pão suficiente para alimentar tanta gente? Quantos pães vocês têm? - perguntou Jesus. Sete, responderam eles, e alguns peixinhos. Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão. Todos comeram até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram. Os que comeram foram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças. E, havendo despedido a multidão, Jesus entrou no barco e foi para a região de Magadã.
Amados Jesus sempre esteve rodeado de pessoas carentes e se nós olharmos a nossa volta, (de uma olhada ao seu redor), é exatamente o que veremos. A própria igreja está cheia de gente carente. Lendo o texto e tentando fazer uma conexão com a nossa vida, pensei que tipo de carência as pessoas tem hoje para que a gente possa de alguma maneira suprir, vivendo o evangelho de Jesus na prática? E cheguei a estas conclusões.

3ª Lição. Precisamos viver como Jesus, para suprir as carências que as pessoas tem:
·       Carência do básico para a sobrevivência – comida – roupa – alimento – igreja que não trabalha com a parte social, está em débito com o Reino de Deus - Mt 25.34-40

Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Venham benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram. Então os justos lhe responderão: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? O Rei responderá: Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum, dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.

·       Carência de amizades reais e não virtuais – o virtual é bom, mas o real é melhor;

·       Carência de Palavras de afirmação – mensagens diárias de quem eles amam que lhes levante;

·       Carência de Atenção de Qualidade – hoje as pessoas não param mais para ouvir – todos querem falar – ninguém tem facilidade de parar de falar e ouvir o outro – ouvir não só com os ouvidos, mas com o coração;

·       Carência de quem lhes fale a verdade em amor – ou seja – que lhes diga onde eles estão errando e como podem se acertar na vida, mas não de uma maneira grosseira e truculenta, mas orientadora e compreensiva;

·       Carência de tolerância – as piores barbaridades estão sendo noticiadas na TV – radio – jornal - revistas – sites – Por que? Ninguém mais tolera nada!

·       Carência de se relacionarem com Deus de forma despretensiosa – A religiosidade brasileira esta baseada no custo-benefício, na causa-efeito. Quando se fala de Deus, o que vem a mente é o que ganho em me relacionar com Deus? – este pensamento é ruim porque ele não medita em quem Deus é, ele não pensa no benefício espiritual que um relacionamento sério com Deus trás, ele só se volta para as questões materiais de autorrealização pessoal, e segundo Abraham Maslow que viveu de 1 de Abril de 1908, nascido em Nova Iorque, e que morreu em 8 de Junho de 1970 na Califórnia, o ser humano nunca se sentirá realizado completamente, pois seus desejos de realizações são infinitos. Maslow, foi um psicólogo e pesquisador americano, conhecido pela proposta ou tese, da “Hierarquia de Necessidades”. Ele dizia que temos que suprir uma primeiro, para buscar a outra na seguinte ordem:

1.     Fisiológicas – tem limites

Limites aqui é o sentimento e certeza: que até certo ponto já está bom, já me basta.

2.     Segurança – tem limites

3.     Amor – relacionamentos – tem limites

4.     Estima – tem limites

5.     Auto realização – é ilimitada – sempre que chegamos em uma patamar queremos galgar o outro

Isto causa um prejuízo em nossas vidas quando não é equilibrado pelo contentamento, que é a sensação de gratidão pelo que já temos e alcançamos.

Se levarmos esta afirmação de Maslow sobre a autorrealização para o campo do relacionamento com Deus, veremos que: se nos relacionarmos com Deus só por aquilo que ele pode nos dar seremos eternos infelizes, porque sempre vamos querer mais.
 
·       Jesus curou todos os que se aproximaram dele. No V.30 diz que ele curou todos, no v.37 diz que todos comeram e se fartaram. Mas ai vem uma pergunta: quantos se tornaram seguidores de Jesus? Paulo afirma que após a ressurreição de Cristo ele apareceu para mais de 500 discípulos. Depois disso apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma só vez, a maioria dos quais ainda vive, embora alguns já tenham adormecido. 1Coríntios 15:6.

·       Quantos milhões será que não foram beneficiados pelos milagres de Jesus, naquele tempo e até hoje? Mas afinal quantos são discípulos de verdade? Precisamos cada vez mais enfatizar para as pessoas que Jesus quer ter um relacionamento com elas não de mera providência material e física. Deus quer ir além. Deus quer que as pessoas “nasçam de novo” Jo3.3, para viver uma nova vida para ele e com ele. Neste relacionamento, só de estar em sua companhia o nosso viver, o nosso coração já começa mudar. Já começa a ser curado.

CONCLUSÃO
             Nos três encontros Jesus trabalhou a cura:

1.     Cura da tradição da religiosidade morta– fariseus e discípulos

2.     Cura do orgulho e da exaltação – mulher cananeia

3.     Cura do egoísmo – levou os discípulos a intercederem pela cananeia

4.     Cura física – cura das necessidades imediatas - multidão

Quero concluir aqui a nossa reflexão com a letra da música do Gerson Borges, que trata desta cura interior que a presença de Jesus nos trás.
 

Tua presença vai me transformar

Só de estar em tua companhia

Meu coração já começou mudar

Passei a ver aquilo que não ver aquilo que não via

Tua presença vai me transformar

E quando eu te buscar

Eu vou me desligar

Desta Cidade Morta,

Desta Humanidade Torta

Quero ser alguém que ora,

Que na vida te adora

Tua presença vai me transformar

E quando eu meditar

Na tua perfeição

Ver tua beleza,

Toda esta grandeza...

Quero ser alguém profundo,

Que não ame este mundo

Tua presença, vai me transformar

Autor do texto: Pastor Davi Alencar Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário