quarta-feira, 18 de junho de 2014

Perguntas que precisam de respostas - Mateus 16


                            

Durante este ano eu tenho ministrado palestras para jovens e adolescentes na Congregação da Igreja Elim do Jd. Novo Santo Amro. No início tentei usar o modelo tradicional de exposição de assuntos e não tive muito retorno, percebi que eles não se interessavam pela temática e pela forma que era ministrado as palestras. Resolvi mudar a minha maneira de expor os fatos. Primeiro passei a disseminar valores, mas sem usar os textos bíblicos diretamente. Eu passei a identificar uma questão de percebi ser importante para eles. Por exemplo: um dia eu dei uma palestra sobre “decisões – escolhas e consequências”. Eles estão em uma fase de decidirem o que querem ser na vida. Que tipo de exemplo vão seguir, e que tipo de vida querem construir. Depois de identificar o assunto, pensei na maneira de expor. Passei a usar pequenos vídeos onde eles podem identificar semelhanças entre seus conflitos do dia e os assuntos mostrados ali. Em último lugar decidi fazer o mínimo de afirmações e deixa-los construir o conhecimento em um bate-papo entre eles onde eu sou apenas o mediador. Como? Através de slides com perguntas e não com afirmações. Para cada slide com uma questão, eu solicito que eles respondam de acordo com a sua experiência de vida ou com os seus conhecimentos ou ainda com as suas suposições. Meu papel é leva-los a refletir e construir cenários em suas mentes, visando a construção de ideias em conjunto.
Jesus foi um mestre da didática, nesta arte pedagógica e andragógica de ensinar as pessoas a aprenderem. Jesus durante toda a sua vida fez muitas perguntas que levaram as pessoas a respostas das mais diversas e intrigantes. Muitas vezes perguntava o que já sabia, outras vezes respondia perguntas com outras perguntas, veja alguma ocasiões em que Jesus questionou as pessoas:

1.     Jesus, parando, chamou-os e perguntou-lhes: "O que vocês querem que eu lhes faça? " – quando curou os cegos - Mateus 20:32

2.     Perguntou Jesus: "O que vocês estão discutindo? " Marcos 9:16 – quando seus discípulos discutiam sobre quem seria maior no Reino de Deus.

3.     Mas Jesus lhe perguntou: Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem?  Lucas 22:48 – Para este quando o traiu.

4.     Jesus perguntou ao pai do menino: Há quanto tempo ele está assim? Desde a infância, respondeu ele. Marcos 9:21 – quando curou um garoto lunático.

5.     Jesus perguntou: Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove? Lucas 17:17 – quando apenas um samaritano voltou para agradecer por ser purificado de uma lepra.

6.     Então Jesus lhe perguntou: Qual é o seu nome? Meu nome é Legião, respondeu ele, porque somos muitos. Marcos 5:9 – quando libertou um homem endemoninhado.

7.     Jesus ouviu que o haviam expulsado, e, ao encontrá-lo, disse: Você crê no Filho do homem?  João 9:35 – quando curou um paralítico e ele foi expulso da sinagoga.

8.     Jesus lhes disse: Eu lhes pergunto: o que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou destruí-la? Lucas 6:9Jesus perguntou isto quando curava no dia de sábado

9.     Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: Você quer ser curado? João 5:6 Jesus perguntou isto para um paralítico.

10. Então Jesus pôs-se de pé e perguntou-lhe: Mulher, onde estão eles? Ninguém a condenou? João 8:10 – quando a mulher foi pega no ato de adultério.

11. O que está escrito na Lei? respondeu Jesus. Como você a lê? Lucas 10:26 – Quando certo homem importante lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

12. Entrando ele em casa, os cegos se aproximaram, e ele lhes perguntou: Vocês crêem que eu sou capaz de fazer isso? Eles responderam: Sim, Senhor! Mateus 9:28 – quando dois cegos queriam ver.

13. Jesus percebeu que desejavam interrogá-lo a respeito disso, pelo que lhes disse: Vocês estão perguntando uns aos outros o que eu quis dizer quando falei: Mais um pouco e não me verão; um pouco mais e me verão de novo? João 16:19 – quando informou seus discípulos de sua morte e ressurreição.

14. Quem tocou em mim? perguntou Jesus. Como todos negassem, Pedro disse: Mestre, a multidão se aglomera e te comprime. Lucas 8:45 – quando a mulher com a hemorragia foi curada.

15. Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez Você me ama? "e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas. João 21:17 – quando Pedro o negou e ele o reencontrou após a ressurreição.

16. Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Depois de cuspir nos olhos do homem e impor-lhe as mãos, Jesus perguntou: Você está vendo alguma coisa?  Marcos 8:23 – quando curou um cego

17. Ele lhes perguntou: Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? Eles pararam, com os rostos entristecidos. Lucas 24:17 – quando os apóstolos queriam saber quem seria o maior no reino de Deus.

18. Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: Por que vocês pensam maldosamente em seus corações? Mateus 9:4 – quando era julgado por seus atos de bondade, pelos seus opositores saduceus e Que coisas? , perguntou ele. O que aconteceu com Jesus de Nazaré, responderam eles. Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Lucas 24:19quando ele encontrou com dois de seus discípulos após a sua ressurreição

As perguntas de Jesus produziam profunda reflexão em quem ele interrogava e em quem o escutava, por estar próximo.

O ser humano só consegue mudar sua vida, quando aprende a questionar a vida, as pessoas e a se questionar.

O que quero? Como quero? Quando quero? Porque quero? Pra que quero? Qual o benefício? Quais as consequências? Vale a pena ou não vale? Tenho condições físicas, emocionais, espirituais, para isso? Onde devo melhorar? Como devo me portar? Posso melhorar? Sou feliz? Estou indo por um bom caminho? Minha família vai comigo? Estarei agregando valor a vida de alguém? Estou sendo egoísta? Estou sendo altruísta? Estou gerando vida ou morte com minhas ações? Estou gerando amor ou dissabor?

 Aprenda a se questionar, pois o que transforma o mundo não são as grandes respostas, mas sim as grandes perguntas, as grandes indagações!

Vamos analisar o texto:
Vs 1-12 Os fariseus e os saduceus aproximaram-se de Jesus e o puseram à prova, pedindo-lhe que lhes mostrasse um sinal do céu. Ele respondeu: "Quando a tarde vem, vocês dizem: Vai fazer bom tempo, porque o céu está vermelho, e de manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está vermelho e nublado. Vocês sabem interpretar o aspecto do céu, mas não sabem interpretar os sinais dos tempos! Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Então Jesus os deixou e retirou-se. Indo os discípulos para o outro lado do mar, esqueceram-se de levar pão.  Disse-lhes Jesus: Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus". E eles discutiam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão. Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou:

·       Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão? Ainda não compreendem?
·       Não se lembram dos cinco pães para os cinco mil e de quantos cestos vocês recolheram?

·       Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos recolheram? Como é que vocês não entendem que não era de pão que eu estava lhes falando?

Mas tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus. Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus.

1.     O que é fermento dos fariseus e dos saduceus?

Texto do Pr Calvin Gardner
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br

O fermento é presente em todas as nossas vidas, tanto figura quanto literalmente. Literalmente sabemos que o fermento, mesmo invisível, é presente. O padeiro quando quer fazer pão italiano faz uma massa sem fermento e deixa descansar no ar livre para ser fermentado naturalmente. O fermento no ambiente e no ar livre é suficiente para que a massa do pão italiano cresça. Assim prova que o fermento está em todo lugar. Figurativamente sabemos que o fermento está em todo lugar pois o homem, com a sua natureza pecaminosa, junto com seu coração enganoso, está junto dele em todo lugar que ele for. O Significado da Palavra "Fermento. A palavra “fermento” aparece treze vezes no Novo Testamento como substantivo e quatro vezes como verbo. Outras nove vezes as palavras “pães azimos”, ou seja, pão não fermentado estão usadas no Novo Testamento. A natureza do fermento, tanto literal quanto figurativamente, aumenta o tamanho de algo. A aparência é feita maior, aparecendo melhor e mais valioso. Todavia, o aumento que o fermento faz em algo não é um aumento de substância. A massa não está acrescentada. Se pesássemos a massa do pão antes de ser fermentada e anotássemos o peso, e, depois de ser fermentada, a massa fosse pesada novamente, creio eu, o peso do pão fermentado seria muito semelhante ao peso da massa antes de adicionar o fermento. O fermento faz que a massa fi que inchada. O efeito do fermento no pão é bom para o pão, mas não é bom como qualidade para os Cristãos. No nosso texto Jesus advertiu os seus discípulos de acautelai-vos do fermento dos Fariseus e dos Saduceus. Os discípulos não perceberam a razão da advertência. Vamos entender um pouco mais sobre o fermento no uso Bíblico para que possamos acautela-nos deste fermento. Jesus estava advertindo os Seus discípulos da doutrina dos Fariseus (v. 12). Os Fariseus e os Saduceus confiaram muito em aparências. Para eles “Tanto maior o se que aparenta, melhor”. Pensaram:

·       Maior o conhecimento das Leis e da Historia judaica, então maior o seu valor.

·       Tanto mais correções eles poderiam derramar nos outros, mais a aparência da sua própria retidão seria assumida.

·       Tanto mais público fosse o seu senso de devoção, mais perto parecia o seu andar diante de Deus.

·       Mais branco as suas vestes, maior santidade quiseram aparentar.

·       Maior o numero de vitórias nos debates, melhores esperavam evidenciar.

·       Mas tudo isso Jesus quis advertir e acautelar os Seus discípulos para que não se assemelhassem a eles.

Os Fariseus e os Saduceus com toda a cerimônia gloriosa, a tradição rígida e o conhecimento detalhado, não eram proveitosos para real edificação ou para a evangelização da verdade. Se estufaram pelas suas astúcias e aparências e, nisso, deixaram de ter substância, ou seja, deixaram de ser úteis, de ser luz para os que andam em trevas. Os Saduceus e os Fariseus, agindo com o seu maldito fermento, não tinham como ajudar os outros entrar no caminho estreito e nem poderiam ajudar-se a si mesmos a conhecer Cristo. Eram cheios de si mesmo ao ponto não enxergar a sua necessidade de um Salvador. Tanto mais fermento, mais rejeição da Verdade. Estes que eram cheios de religião e auto justiça foram os próprios homens que em poucos meses enviaram uma grande multidão com espadas e varapaus para prender Jesus e leva-lo à casa do Sumo Sacerdote Caifas (Mt. 26.47-57).  Jesus advertiu os discípulos do fermento dos Fariseus e Saduceus com grande razão. Se os discípulos sentiam satisfeitos consigo mesmos, se os dons extraordinários fizessem eles pensar mais de si mesmos do que deviam, de ser auto-suficientes por serem escolhidos a dedo por Jesus e ajuntados na primeira igreja do Senhor, e de pensar que tudo isso era por ter algo de mérito em si mesmos, eles seriam inúteis para a obra. Se eles ficassem cheios de si mesmos por terem a confissão correta que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, ou seja, o alicerce da igreja, eles tornariam inúteis para o povo, desagradáveis a Deus e fedorentos à causa de Cristo. Com grande razão Cristo advertiu os discípulos do fermento dos Fariseus e Saduceus. Com grande razão somos advertidos pelo que lemos nas Escrituras. Confie nas Escrituras! Não creia no seu próprio coração.

Todos nós precisamos aprender a subjugar o nosso ego ao senhorio de Cristo e considerar que tudo o que somos, temos ou fazemos é para sua glória e como disse Paulo: dele – por ele – para ele . Rm 11.36

Vs. 13-18 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem os homens dizem que o Filho do homem é? Eles responderam: Alguns dizem que é João Batista; outros Elias e ainda outros, Jeremias ou um dos profetas. E vocês? perguntou ele. Quem vocês dizem que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Respondeu Jesus: Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

 2.     Quem é Jesus para você?

Jesus tem se tornado para muitas pessoas apenas alguém que o ajuda a enfrentar a vida com mais facilidade. Para outros, Jesus não passa de um Salvador que lhe dará o céu quando ele morrer. Outros ainda o enxergam apenas como um grande líder ou exímio psicólogo. Ele na verdade é tudo isso e muito mais, porém quero ressaltar aqui três dimensões de sua vida que ele mesmo fez questão de ressaltar.

Primeira dimensão: Ele é o Messias, o Cristo aguardado e profetizado para todas as nações a partir de sua manifestação a Israel.

Jesus afirmou isto: Quem vocês dizem que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Respondeu Jesus: Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Hebreus 13:8

Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Marcos 1:1

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança, 1 Timóteo 1:1

Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Efésios 2:13

que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo. Apocalipse 1:2

pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo. Filipenses 2:21

de acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, Efésios 3:11

Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, Colossenses 2:6

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de todos vocês. Filemom 1:25

Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 1 Coríntios 1:1

Recebam o amor que tenho por todos vocês em Cristo Jesus. Amém. 1 Coríntios 16:24

Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém. Gálatas 6:18

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém. Filipenses 4:23

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, Colossenses 1:1

para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus. Atos 3:20

e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Filipenses 2:11

Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a você, Filemom, nosso amado cooperador, Filemom 1:1

enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Tito 2:13

e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo. Mateus 1:16

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, Filipenses 2:5

 
Segunda dimensão a considerar: Ele é o nosso Senhor, e como tal precisamos submeter cada área de nossa vida ao seu senhorio.

Jesus afirmou que ele era Senhor: Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. João 13:13

O apóstolo Paulo o tempo todo o revelava assim para as igrejas:

De acordo com o seu eterno plano que ele realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor, Efésios 3:11

Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, Colossenses 2:6

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de todos vocês. Filemom 1:25

Irmãos, que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém. Gálatas 6:18

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém. Filipenses 4:23

E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Filipenses 2:11

Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês, Colossenses 1:3

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, a nossa esperança, 1 Timóteo 1:1

Assim o nome de nosso Senhor Jesus será glorificado em vocês, e vocês nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo. 2 Tessalonicenses 1:12

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocês. 1 Tessalonicenses 5:28

para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus. Atos 3:20

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, 2 Coríntios 1:3

Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23

A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Filipenses 3:20

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Efésios 1:3

A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. 2 Coríntios 13:14

Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum. Atos 28:31

Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: A vocês, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 1:1

contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. 1 Timóteo 1:14

de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. 1 Coríntios 1:7

 Terceira dimensão para nossa reflexão: Ele é o servo de Jeová, cuja vida deve ser para nós, motivo de inspiração e modelo.    

Jesus afirmou isto: Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Marcos 10:45

Paulo convida a igreja de Filipos a pensar no próximo, usando o exemplo de Cristo e isto deveria ser uma diretriz também para as nossas vidas:

Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. Filipenses 2:1-11

Vs. 24-28 Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito. Garanto-lhes que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino.
3.     O que é perder a vida por amor a Cristo?

Isso pode acontecer de dois modos:

·       explicitamente confessando sua a fé em Cristo

·       implicitamente vivendo por valores nobres e cristãos.

Os mártires são exemplos máximos do perder a vida por Cristo de forma explícita. Em dois mil anos há uma série imensa de homens e mulheres que sacrificaram a vida para permanecerem fiéis a Jesus Cristo e ao seu Evangelho. E hoje, em tantas partes do mundo, há tantos, como nos primeiros séculos – tantos mártires que dão a própria vida por Cristo, que são levados à morte para não renegar Jesus Cristo.

Mas há também o martírio cotidiano, que não comporta a morte, mas também esse é um “perder a vida” por Cristo, cumprindo o próprio dever com amor, segundo a lógica de Jesus, a lógica da doação, do sacrifício. Pense: quantos pais e mães todos os dias colocam em prática a sua fé oferecendo concretamente a própria vida pelo bem da família! Pense nisto! Quantos servos de Deus desenvolvem com generosidade o seu serviço pelo reino de Deus! Quantos jovens renunciam aos próprios interesses para dedicar-se às crianças, aos deficientes, aos idosos… Também esses são mártires! Mártires cotidianos, mártires do dia-a-dia! E depois há tantas pessoas, cristãos e não cristãos, que “perdem a própria vida” pela verdade. E Cristo disse “eu sou a verdade”, então quem serve à verdade serve a Jesus. Quantos homens justos preferem ir na contramão, de modo a não renegar a voz da consciência, a voz da verdade. Pessoas justas, que não têm medo de ir na contramão,  e nós, não devemos ter medo. Não tenha medo de ir na contra mão dos agem erroneamente, quando nos querem roubar a esperança, quando nos propõem estes valores que estão danificados, valores como a comida estragada e quando uma comida está estragada, nos faz mal; estes valores nos fazem mal. Devemos ir na contramão . Tenha orgulho de ir na contramão da sociedade quando esta esta se degenerando.

 

Pr Davi Alencar Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário