Li a algumas semanas a esplêndida obra de Daniel Goleman "Inteligência Emocional" ele é psicólogo e Ph. D. formado pela Universidade Harvard, escritor a anos sobre temas ligados a psicologia e ciências do cérebro. Seu livro é um dos melhores livros de conhecimento psicológico e científico que já tive contato.
Nesta obra, Goleman aborda com profundidade e praticidade, assuntos ligados a inteligência humana, um dos mistérios mais intrigantes do Criador. Chamo de mistério porque a anos as pesquisas avançam no intuito de elaborar conclusões sobre o cérebro humano e quanto mais descobrimos mais nos maravilhamos com aquilo que é constatado, que ainda não sabermos definir, decifrar e interpretar dentro da massa cinzenta que governa os mega projetos que tanto contribuem para a humanidade. Apesar de já sabermos tanto sobre ela, a mente humana ainda é em muitos aspectos uma grande incógnita para nós.
O que intriga também a todos os cientistas, pesquisadores, psicólogos, psiquiatras e os que amam o saber é que este ser tão inteligente e sábio, as vezes é capaz de fazer loucuras e promover tragédias inexplicáveis, como aquele ato terrorista em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos da América, onde duas torres do mundialmente conhecido WTC, veio ao chão com milhares de pessoas dentro ou o genocídio que Adolf Hitler inspirou e liderou, matando cerca de seis milhões de judeus entre milhares de pessoas de outras raças, tribos e línguas na segunda grande guerra mundial e o que falar de alguém que mesmo sendo rico, cheio de amigos e pessoas que o amam é capaz de sacar um revólver e dar um tiro em sua cabeça, destruindo a própria vida num momento de extrema dor ou sofrimento existencial.
Estamos aprendenndo que as grandes loucuras que o ser humano faz não são baseadas em decisões racionais e sim em escolhas motivadas pela emoção o que prejudica a nossa capacidade de analisar os fatos e dar uma resposta coerente e correta para a situação.
A rapidez com que o mundo se altera ao nosso redor, as pressões por consumo exagerado, o custo de vida cada vez mais alto, as disputas por posição no mercado profissional, a propaganda que vende uma estética física perfeita que gera frustração contínua nas pessoas, a necessidade da mulher sair de seu lar para ajudar o companheiro no orçamento familiar deixando os filhos longe da presença dos pais por longos períodos, expostos a tudo o que a televisão oferece, a jogos de vídeo-game que propagam cada vez mais violência e o hábito destas crianças e adolescentes de ficarem na internet por horas a fio indiscriminadamente, são alguns dos fatores que tem cooperado para a construção de uma sociedade pós-moderna doente emocionalmente.
As circunstâncias desfavoráveis são tantas que gastamos todo o nosso tempo em construir patrimônio, estabilidade financeira e carreira profissional, que esquecemos com muita facilidade do principal na vida que é construir relacionamentos saudáveis e equilibrados emocionalmente e que isto começa dentro do lar, com quem nós mais amamos pois a célula matriz da sociedade é a família.
Geralmente é dentro do lar que desenvolvemos as características emocionais que nos conduzirão de forma criteriosa e bem sucedida nos relacionamentos por toda uma vida. As bases quem fornece é o lar.Princípios de vida como empatia, otimismo, esperança, paciência, perdão, solidariedade, resiliência, confiança são frutos de um lar aonde existe saúde emocional.
Isto não significa que ao longo da vida nós não podemos desenvolver tais habilidades, pois a nossa mente é extremamente flexível e novas sinapses podem e devem ser criadas através da disciplina, dos novos conhecimentos e da aplicação prática destes em nossas vidas, porque sabedoria é conseguir transferir o que aprendemos da teoria para a prática.
Contudo se investirmos em inteligência emocional através de atos concretos de amor a Deus e ao próximo tenho certeza que teremos muito mais equilíbrio emocional para lidar com a imprevisibilidade da vida sem sombra de dúvida. Comece repensando seu estilo de vida e quanto tempo você gasta para alimentar a alma e o espírito, a mente e o seu coração daquilo que é edificante e te trará paz, fé e esperança no futuro.
Lembre-se só podemos colher aquilo que nós plantamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário