Participei no último dia vinte e nove deste mês da feira do estudante, organizada pela CIEE( centro de integração empresa-escola) no parque do Ibirapuera. Para minha satisfação a palestra de abertura nos foi ministrada pelo presidente do CIEE, Dr Ruy Martins.
O tema que ele abordou foi justamente este: "Vale a pena ser ético?".
Participei da penúltima reunião de obreiros na sede das igrejas de nosso setor em Santo Amaro no mês de abril e o tema ministrado pelo nosso pastor setorial A.A. Américo foi "Ética do Obreiro".
Estou lendo a obra de Ruy Martins, que ganhei dele e por ele foi autografada, cujo título ´é "Repensando o Brasil", cujo assunto primordial é a ética em todos os sentidos da palavra.
Dito isto, passo a me questionar será que sou uma pessoa ética?
Será que conduzo os meus relacionamentos pessoais, profissionais, eclesiásticos e até sociais com ética?
O que ganho quando sou ético?
O que perco quando falto com a ética?
No país aonde para tudo se dá um "jeitinho", vale a pena ser ético mesmo?
Será que tais perguntas não passam de retórica de mais um blogueiro?
Ouvi da boca de uma figura pública de reputação nacional recentemente que ética só existe no dicionário da língua portuguesa, será mesmo?
O que você acha disto?
Ética é assunto de demagogo ou ainda existe pessoas que fundamentam suas decisões e escolhas em princípios de vida saudáveis e em valores a séculos confirmados como dignos de serem vividos e ensinados?
Ter ética é ter um comportamento alicerçado em respeito a liberdade dos outros, agir visando o bem comum e não apenas para satisfazer uma minoria, é pensar em ser solidário com a dor alheia e por isso não ser corrupto nem concordar com a corrupção, é ser exemplo de vida, caráter e integridade para as próximas gerações.
Um dia eu vou olhar para trás e na minha trajetória de vida o meu desejo é não me envergonhar do meu passado e não temer que a qualquer momento ele possa surgir como um fantasma para me aterrorizar pelas coisa erradas que fiz e pelas escolhas anti-éticas que optei.
Pense nisto, seja você um cidadão comum ou uma figura pública de renome, seja você uma dona de casa um engraxate ou um rico e bem sucedido empresário, seja você um membro de uma comunidade evangélica ou católica ou um pastor ou padre.
Faço das palavras de Ruy Martins, as minhas : - Vale a pena ser ético sim!
Acredite nisto, o mundo só pode ser mudado quando nós mudamos a nossa maneira de pensar e ver a vida.
Você não esta só. Existe muita gente de bem que pauta a sua vida por valores éticos e solidários, respeitosos e coerentes com a vida e com o bem estar do próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário