A educação dos filhos e a responsabilidade dos pais - Deuteronômio 6.1-9
A educação cristã de nossas crianças, adolescentes e jovens é uma responsabilidade intransferível e pessoal dos pais que deve contar com o apoio e assistência da igreja.
1. Dt 6.4-9 – As escrituras apontam os pais como responsáveis de educa-los
2. Sl 78.5 – Neste salmo vemos os pais ensinando os filhos
3. Ef 6.4 – Fala dos filhos sendo criados na doutrina do Senhor
4. Ef 4.11 - Jesus provê mestres a sua igreja para os pais eduquem seus filhos
5. Lc 2.52 – Aqui vemos o desenvolvimento de Jesus
6. Sl 127.3 – Segundo as escrituras os filhos são herança do Senhor
Grande parte dos pais não acompanha a vida estudantil dos filhos devido às demandas atuais da vida famíliar. O que os pais cristãos têm feito pela educação cristã dos seus filhos? Se, em primeiro lugar, a fé cristã não for ensinada e vivenciada no lar, certamente será impossível aos nossos filhos peregrinarem pelo caminho da retidão. A Educação Cristã é responsabilidade dada por Deus aos pais. Mas temos de notar que o ensino requerido nas escrituras é o de ‘guardar o que se aprende para termos autoridade para ensinar, ou seja, precisamos obedecer todas as coisas que Cristo ordenou conforme Mateus 28.19-20. Os ensinamentos de Jesus foram designados para produzir informação, formação e transformação.
Educação: Processo de desenvolvimento das capacidades física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.
Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e dela não podemos fugir. Infelizmente, muitos pais estão terceirizando a educação de seus filhos, e isso tem enfraquecido a família cristã. Para que cumpramos essa tão nobre missão é necessário que busquemos a sabedoria que somente Deus pode conceder-nos (Tg 1.5; 3.17). Ainda que contemos com a ajuda da igreja, a responsabilidade de educar é dos pais.
I. A EDUCAÇÃO DOS FILHOS É MISSÃO PRIMORDIAL DOS PAIS
1. O que significa educar? Segundo o Dicionário “a palavra educar vem do latim educo e significa ‘criar uma criança’; cuidar, instruir”. Podemos definir educação como ensino e instrução. Não podemos jamais nos esquecermos que a Igreja do Senhor tem uma função educadora. Como sal e luz deste mundo ela deve educar e instruir segundo a Palavra de Deus (Mt 28.19,20). Como crentes precisamos ser guiados e orientados segundo as Escrituras, pois ela nos protege das sutilezas do Maligno.
2. Educação Cristã. Se quisermos uma sociedade melhor, mais justa e solidária, precisamos, como Igreja do Senhor, valorizar o ensino da Palavra de Deus. Para isso, é imprescindível investir na Educação Cristã, pois o seu principal objetivo é levar o crente a conhecer mais a Deus (Os 6.3), contribuindo para que o fiel tenha uma vida reta perante o Senhor e a sociedade. Nesse processo, a participação da liderança é decisiva. Aliás, ensinar é um dos deveres do pastor (1Tm 3.2; 2Tm 2.24).
3. A educação nas escolas. Vivemos em uma sociedade permissiva, onde faltam valores morais e éticos. Tanto nas escolas públicas quanto nas privadas as crianças e os jovens estão em contato com filosofias ateístas, materialistas e pragmáticas. Tais ensinos, nocivos à fé cristã, já fazem parte do currículo de muitas escolas. Por isso, os pais não podem negligenciar a educação dos seus filhos. Eles precisam, com a ajuda da igreja, ser instruídos para orientar seus filhos (Ef 6.1-4). Os resultados da educação divorciada dos valores cristãos podem ser os piores possíveis: milhares de adolescentes grávidas, aumento das doenças sexualmente transmissíveis, aumento do número de casos de AIDS, etc.
II. A EDUCAÇÃO SEGUNDO O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO
1. No Antigo Testamento. A ordem do Senhor aos israelitas era para que estes priorizassem a educação. Os pais tinham a responsabilidade de ensinar os filhos a respeito dos atos do Senhor em favor do povo de Israel (Sl 78.5). Assim os filhos, mediante o testemunho dos pais, conheceriam a Deus e aprenderiam a temê-lo (Dt 4.9,10). No livro de Josué lemos a respeito do memorial erguido com doze pedras retiradas do rio Jordão (Js 4.20-24). Este memorial serviria para lembrar ao povo o dia em que o Senhor os fez passar a pés secos pelo rio. Ao verem esse memorial, as crianças ouviriam a sua história e aprenderiam mais sobre o Deus de seus pais. É preciso que façamos o mesmo com nossas crianças, testemunhando do poder de Deus às próximas gerações. É preciso aproveitar cada momento para mostrarmos a nossa gratidão a Deus, de modo que o nosso exemplo de vida fale tanto quanto nossas palavras.
2. No Novo Testamento. As sinagogas também eram um centro de instrução onde os meninos judeus aprendiam a respeito da lei. Mesmo havendo essas “escolas” a educação no lar era prioritária. Jesus, como menino judeu, provavelmente participou do ensino nas sinagogas, pois seus pais cumpriam os rituais judaicos (Lc 2.21-24,39-42). Em sua pré-adolescência, Jesus já sabia de cor a Torá, chegando a confundir os doutores no templo (Lc 2.46,47). Em o Novo Testamento vemos que a educação começava no lar, passava pela sinagoga, e se fortalecia no templo. Temos também o exemplo do jovem obreiro Timóteo. O apóstolo Paulo escreveu a Timóteo exortando-o a permanecer nas Sagradas Escrituras, que havia aprendido ainda menino(2Tm 1.5,6; 3.14-17).
3. Na atualidade. Os cultos infantis são para nós o maior e o mais acessível meio de educação cristã nas nossas igrejas para as crianças e os cultos de domingo são os melhores pontos de educação cristã para as famílias como um todo. Eles auxiliam todas as faixas etárias na compreensão das Sagradas Escrituras. Porém, eles não podem ser o único responsável pela formação espiritual e moral de nossas famílias. A responsabilidade maior cabe aos pais. Aliás, a educação de nossos filhos deve começar, prioritariamente, em nosso lar, pois assim Deus recomenda em sua Palavra (Ef 6.1-4).
III. A EDUCAÇÃO CRISTÃ NA FAMÍLIA SEGUNDO AS ESCRITURAS
1. Os filhos são herança do Senhor. Os pais precisam cuidar dos filhos com zelo, carinho e amor, oferecendo uma educação de qualidade, pois eles são “herança do Senhor” e a nossa grande recompensa (Sl 127.3); portanto, agradeça a Deus pelos seus filhos. Como forma de gratidão, procure ensiná-los e educá-los no temor do Senhor (Ef 6.1-4). Não seja negligente com a educação deles (Pv 22.6).
2. O ensino da Palavra de Deus no lar. Os pais são, por natureza, os primeiros professores dos filhos. A criança conhece a Deus primeiramente através dos pais, por isso, não deixe de fazer do que você aprende sobre Deus no culto e em sua busca por Ele um estilo de vida. Use as oportunidades diárias para ensinar valores e princípios para seus filhos, por exemplo: quando um filho tiver um problema de relacionamento com alguém use o momento para mostrar-lhe como um cristão deve proceder. Tais momentos são especiais e ajudam a fortalecer os valores de Deus na família.
3. Leve seus filhos à igreja. Lamentavelmente, muitos pais vão à igreja sem seus filhos. As crianças e os jovens devem ser persuadidos, com amor, a ir à Casa do Senhor. Se ainda na infância forem conduzidos à Casa de Deus, quando jovens darão valor a essa prática saudável(Mc 10.13-16). A Educação Cristã começa no lar e é fortalecida na Igreja, notadamente na Escola Dominical.
CONCLUSÃO
1. Educação é dever do Estado e direito do cidadão.
2. Porém, a educação cristã começa na família.
3. Os pais receberam de Deus uma das mais nobres missões: educar seus filhos.
4. Aqueles que amam ao Senhor e a sua Palavra vão fazer de tudo para que seus filhos sejam educados segundo os princípios bíblicos.
5. Somente assim livraremos nossos filhos dos horrores destes últimos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário